Palestra no Engenho Novo abordou o Holocausto e homenageou a memória de Aleksander Laks

Publicado em

L5

No dia último 14 de agosto, a biblioteca do Campus Engenho Novo II teve a honra de receber a palestra “Sobreviver para Contar: a história de Aleksander Laks, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz”. A palestra foi motivada porque os professores Jorge Marques e Ricardo Domingos indicaram a o livro O Sobrevivente, de autoria de Laks, aos alunos do 8º ano EF. Para aprofundar a mediação de leitura, convidaram o professor Montgomery Hinke, da equipe de História do CENII, a proferir a palestra. O referido professor, além de amplo e profundo conhecimento teórico, tem uma vivência pessoal preciosa ao proferir sua fala, já que conviveu com o sr. Aleksander Laks.

O interesse de alunos de diversas outras séries do Campus foi tamanho que a biblioteca recebeu um grande afluxo de jovens que, atentos e participativos, acompanharam toda a fala do professor Montgomery.

Aleksander Laks, autor do livro O Sobrevivente, foi sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Judeu polonês, perdeu toda a família na guerra. Após o conflito mundial migrou para os Estados Unidos e, posteriormente, para o Rio de Janeiro, onde tinha parentes.

Laks nos deixou há poucos anos, mas seu legado continua. De acordo com o professor Mongomery Hinke, palestrar sobre a ascensão de Hitler ao poder e o holocausto, o extermínio sistemático de 6 milhões de judeus, é uma das ferramentas para que as gerações presentes conheçam as terríveis consequências do nazismo.

Parafraseando Laks, para não esquecermos, para que não aconteça mais.

Comunicação do Campus Engenho Novo II

Categorizado em História, Notícias, Português

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress