Palestra no Engenho Novo abordou o Holocausto e homenageou a memória de Aleksander Laks

No dia último 14 de agosto, a biblioteca do Campus Engenho Novo II teve a honra de receber a palestra “Sobreviver para Contar: a história de Aleksander Laks, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz”. A palestra foi motivada porque os professores Jorge Marques e Ricardo Domingos indicaram a o livro O Sobrevivente, de autoria de Laks, aos alunos do 8º ano EF. Para aprofundar a mediação de leitura, convidaram o professor Montgomery Hinke, da equipe de História do CENII, a proferir a palestra. O referido professor, além de amplo e profundo conhecimento teórico, tem uma vivência pessoal preciosa ao proferir sua fala, já que conviveu com o sr. Aleksander Laks.
O interesse de alunos de diversas outras séries do Campus foi tamanho que a biblioteca recebeu um grande afluxo de jovens que, atentos e participativos, acompanharam toda a fala do professor Montgomery.
Aleksander Laks, autor do livro O Sobrevivente, foi sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Judeu polonês, perdeu toda a família na guerra. Após o conflito mundial migrou para os Estados Unidos e, posteriormente, para o Rio de Janeiro, onde tinha parentes.
Laks nos deixou há poucos anos, mas seu legado continua. De acordo com o professor Mongomery Hinke, palestrar sobre a ascensão de Hitler ao poder e o holocausto, o extermínio sistemático de 6 milhões de judeus, é uma das ferramentas para que as gerações presentes conheçam as terríveis consequências do nazismo.
Parafraseando Laks, para não esquecermos, para que não aconteça mais.