Sugestões de atividades de História – parte 5

Publicado em

Historia

Queridas alunas e queridos alunos,

Esperamos que todos estejam bem, dentro das possibilidades. Continuamos abertos à sugestões. 

Esperamos que as atividades possam ser proveitosas neste momento complexo em que estamos inseridos. Que o conhecimento contribua! Destacamos que estamos mantendo a divisão por ano/série apenas para ajudar na busca. Mas os materiais são para todos os estudantes.

 SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: No último material enviado nossa proposta foi leva-los aos tempos mais distantes de sociedades humanas registrados no território do atual Brasil. A ideia era pensar este território para além da chegada dos portugueses, bem como da existência das populações indígenas de línguas tupis. Desta vez, a proposta é conhecer um pouco do processo de estabelecimento da vida humana em sociedade, de um modo mais geral, em escala mundial.

6º ANO

 SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Espero que estejam bem e enquanto não temos previsão de volta, continuamos nossos encontros por aqui. São muitas as questões que podemos abordar e discutir, mas este formato não permite tal interação. Será gostaram do material anterior? Duvidas? Questões? Como estamos passando por muitos séculos e épocas históricas, vou tentar nortear um pouco onde estamos e para onde vamos. Para isso, nada melhor que a nossa boa e velha linha do tempo.

7º ANO

 OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: o último material que preparei teve como tema o Iluminismo – movimento filosófico que, por volta do século XVIII, tomou forma na Europa e cujas ideias se espalharam pelo mundo todo. Inclusive, como veremos em outro momento, chegaram também ao Brasil, gerando muitos questionamentos quanto ao que se passava por aqui no final do século XVIII e início do XIX: ainda éramos colônia de Portugal, uma monarquia absolutista que nos impunha um rígido pacto colonial. Mas, como disse, isso será assunto para mais tarde.

Dessa vez, utilizando o programa Hot Potatoes (que você talvez já conheça das aulas de Informática Educativa), preparei duas atividades para serem feitas on-line: a primeira sob a forma de JCross (palavras cruzadas) e a outra, JCloze (preenchimento de lacunas) – ambas sobre o mesmo tema: Iluminismo.

8º ANO

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: dessa vez eu preparei um material de um tema muito conhecido por vocês: a Segunda Guerra Mundial. Marcada como o grande conflito do século, foi um marco para a história de populações inteiras afetadas pela destruição e pelo número inédito de mortes. Também ganhou destaque pela forma como essa guerra mostrou o rosto mais perverso das ditaduras na Itália e na Alemanha, deixando claro esse novo tipo de autoritarismo que perseguiu e eliminou grupos sociais inteiros, como o caso do extermínio dos judeus conhecido como Holocausto. Sendo assim, é impossível entender esse período da história sem analisar essa guerra. Para auxiliarmos nessa análise, vamos abordar a produção das Histórias em Quadrinhos (HQs) e como as mesmas construíram na cabeça dos indivíduos a imagem do conflito e dos países que estavam em batalha, servindo, muitas vezes, como propaganda de guerra.

9º ANO

PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: seguem sugestões de vídeos que abordam temáticas específicas e com diversas curiosidades, dialogando com assuntos que serão trabalhados na série, em continuação das atividades sugeridas anteriormente. Desta vez, destacamos o processo de formação do Estados europeus, enfatizando os aspectos políticos e econômicos.

1ª SÉRIE

 SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: seguem sugestões de vídeos que abordam temáticas específicas e com diversas curiosidades, dialogando com assuntos que serão trabalhados na série, em continuação das atividades sugeridas anteriormente, com o destaque, desta vez, para as experiências coloniais francesa e espanhola na América, bem como os processos de independências nestes territórios.

2ª SÉRIE

 

TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: os encontros virtuais continuam ocorrendo, com a disponibilização dos materiais por aqui. Encaminhamos o material dos tema 11, 12 e 13 que abordaram os seguintes assuntos: povos originários das Américas, colonização espanhola, renascimento cultural, reformas religiosas do século XVI, antigo regime e revolução científica. Lembrando que em caso de não estarem participando do projeto e tiverem condições e interesse, favor entrar em contato, através do e-mail pauloabarbosa@yahoo.com.br .

3ª SÉRIE ENEM 11
3ª SÉRIE ENEM 12
3ª SÉRIE ENEM 13

 

Com carinho,

 

Equipe de História do Campus Engenho Novo II

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress