Junho Vermelho e Laranja: campanhas alertam sobre a doação de sangue, anemia e leucemia

Publicado em

Design sem nome (5)

A campanha Junho Vermelho é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2015. O mês de junho foi escolhido por dois motivos, um deles é por conta do dia 14 desse mês, em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A outra questão é de ordem mais prática: os meses mais frios, como junho, julho e agosto, registram uma baixa de doações nos hemocentros. O movimento, além de homenagear os doadores de sangue, busca chamar a atenção de mais pessoas para a necessidade de também realizar esse gesto de generosidade.

Todos os anos a campanha Junho Laranja é voltada a conscientizar a população sobre a leucemia e anemia, doenças ligadas diretamente ao sangue. A leucemia está entre os 10 tipos de câncer mais comuns do mundo e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2018 e 2019 surgiram 10,8 mil novos casos de leucemia no país. A leucemia surge na medula óssea e acomete os leucócitos (também conhecidos como glóbulos brancos), que passam a se reproduzir de maneira descontrolada. Já a anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice.

Os principais tipos de leucemia são a leucemia linfocítica aguda (LLA), a leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia linfocítica crônica (LLC) e a leucemia mieloide crônica (LMC). Existem outros tipos mais raros de leucemia incluindo leucemia de células pilosas, síndromes mielodisplásicas e distúrbios mieloproliferativos.

Diante do exposto percebe-se a importância destas temáticas serem lembradas e abordadas neste mês específico, devido ao grande impacto no adoecimento da população. Assim como falar de doação de sangue, ato que influencia diretamente no tratamento das doenças hematológicas e também de outras intercorrências.

Informativo Junho vermelho e laranja (pdf)

Enfª Ana Lia Martins – Gabinete Médico/CP2-ENII- Mat. Siape: 3145023

Categorizado em Saúde

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress