Machado de Assis foi o autor escolhido para a quinta edição do BibliotecaIndica

Publicado em

Design sem nome (2)

Queridos leitores!

Essa semana a Equipe da Biblioteca Professor Hélio Fontes selecionou para a quinta edição da Biblioteca Indica uma homenagem ao ilustre autor Machado de Assis que no mês de junho comemorava mais um ano de vida.

Considerado um dos maiores escritores brasileiros, escrevendo vários gêneros literários, tais como poesia, romance, conto, crônica, texto dramático, jornalístico e crítica literária.

De origem humilde, não teve possibilidades de se dedicar profundamente aos estudos, porém conseguiu ganhar notoriedade ao iniciar sua carreira jornalística, escrevendo o poema “Ela”, considerado seu primeiro poema publicado no jornal “A Marmota Fluminense” em 1855.

Empenhou-se juntamente com outros intelectuais na fundação da Academia Brasileira de Letras, onde foi presidente por 10 anos e ocupava a cadeira de número 23.

Com uma carreira cheia de publicações dos mais variados gêneros, Machado de Assis publicou 10 romances, 10 peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Entre eles, podemos destacar as peças teatrais de comédia ‘O protocolo’ e ‘O caminho da porta’ (1863); o primeiro livro de versos, ‘Crisálidas’ (1864); o primeiro romance ‘Ressurreição’ (1872); além do livro de contos ‘Histórias da meia-noite’ (1873); o romance ‘Iaiá Garcia’ (1878); ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’ (1881); e os grandes romances ‘Quincas Borba’ (1891); ‘Dom Casmurro’ (1899) e ‘Esaú e Jacó’ (1904).

Quer conhecer um pouquinho mais da vida de Machado de Assis? Convidamos a acessar o site http://machado.mec.gov.br/ e ter mais informações sobre cronologia, obras completas, além de vídeos com adaptações animadas dos contos.

   Ainda na dúvida se deve conhecer Machado de Assis?

  Assista a esse breve vídeo apresentado pelo projeto Letras & Memória da TV Brasil.

                          

Categorizado em #BibliotecaIndica, Biblioteca

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress