Atividades de história – parte 6

Publicado em

Historia

Queridas alunas e queridos alunos,

Enviamos o sexto conjunto de sugestões de atividades, permanecendo com a expectativa de que seja proveitoso para quem desejar. Desta vez:

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Seguindo a proposta de investigar o desenvolvimento de sociedades humanas ao longo de tempos mais distantes na história, proponho uma análise rápida sobre o período conhecido como a “Idade dos Metais” A ideia é contribuir para a compreensão sobre a formação de complexas civilizações que serão encontradas no “mundo antigo”, tais como o Egito dos faraós.

 6º ANO

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: nos localizamos no tempo e no espaço na atividade anterior. Agora vamos entender a mudança da Idade Média para a Idade Moderna. O que chamamos de transição do Feudalismo para o Capitalismo. Vamos sair de uma sociedade baseada nas relações de fidelidade e no poder de quem tem a terra (feudo) para uma sociedade onde o dinheiro e a propriedade privada são seus eixos. Ou seja, a passagem da sociedade feudal para a nossa sociedade atual. Isso foi simples e rápido. Alguns séculos de lentas mudanças foram necessários para surgir essa nova forma de organização social.

 7º ANO

 OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:  vamos, então, às propostas desse início de julho? Bom, dessa vez, indico materiais sobrea América de antes dos europeus. São vídeos*(muito bons, mesmo! E curtos, como vocês gostam…) que tratam de antigas civilizações que se desenvolveram aqui no continente –algumas, Astecas e Incas, junto com Maias, foram tema de atividade em grupo no ano passado(saudades dessas aglomerações!!!)–e de outras civilizações desconhecidas, que teriam construído cidades que, até hoje, não foram encontradas: são as “cidades perdidas”, sempre fascinantes e cheias de riquezas… Como o momento pede um pouco de fantasia(porque a realidade está dureza…), as indicações sobre cidades perdidas da América do Sul abrem as atividades da quinzena, junto com dicas de filmes, HQ e desenho animado do Tin tim e outros vídeos. Mas falarei sobre cada uma das sugestões ao postar os links que a/o levará até elas. Então é isso. Espero que aproveite!

 8º ANO

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Esse será nosso último material sobre o século XX e as HQs. Discutiremos um tema que vocês já estudam muito em geografia: a Guerra Fria entre o capitalismo, representado pelos Estados Unidos, e o socialismo, representado pela União Soviética. Contudo, iremos além da questão da bipolaridade e da geopolítica: vamos analisar as ideias dessa época, as angústias sobre um possível desastre nuclear, e como esse conflito afetou a história pela ótica das HQs.

 9º ANO

 PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: seguem sugestões de vídeos que abordam temáticas específicas e com diversas curiosidades, dialogando com assuntos que serão trabalhados na série, em continuação das atividades sugeridas anteriormente. Desta vez, destacamos o processo de expansão marítima europeia e a rica história do continente africano antes da chegada dos europeus.

1ª SÉRIE

SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: seguem sugestões de vídeos que abordam temáticas específicas e com diversas curiosidades, dialogando com assuntos que serão trabalhados na série, em continuação das atividades sugeridas anteriormente, com o destaque, desta vez, para a história do Brasil colonial, especialmente as revoltas do final do século XVIII.

 2ª SÉRIE

TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: Nesta quinzena envio o material utilizado na última aula do projeto ENEM, encerrado no último dia 22 de junho. O projeto foi substituído por aulas temáticas semanais, que serão iniciadas na segunda, dia 6 de julho. As temáticas foram apresentadas e os estudantes envolvidos votaram nas preferências. Ficou determinado que a primeira aula será sobre a experiência nazista na Alemanha e a segunda, dia 13, será sobre a história do movimento negro brasileiro. Os encontros serão às 15h, com duração de duas horas, através da plataforma zoom. Lembrando que em caso de não estarem participando do projeto e tiverem condições e interesse, favor entrar em contato, através do e-mail pauloabarbosa@yahoo.com.br . Envio, também, a parte de história referente a aula interdisciplinar intitulada “Pandemia e seus impactos sociais”, realizada no dia 25 de junho. Junto com os slides, segue um arquivo com diversas sugestões referentes aos temas abordados, isto é, a epidemia de gripe espanhola (1918) e a epidemia de varíola, na Bahia (1919).

 3ª SÉRIE
Pandemia parte de história
Materiais sobre epidemias

Com carinho,

Equipe de História do Campus Engenho Novo II

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress