Projeto de lives debate temas de gestão e aproxima professores e estudantes de Administração

Publicado em

profs_adm

Professores dos cursos técnicos em Administração desenvolveram uma estratégia para promover a discussão de temas relevantes da área de gestão e, ao mesmo tempo, se aproximarem dos estudantes dos cursos do Proeja e ensino médio integrado, usando as redes sociais. Desde o dia 1 de junho, esses professores têm realizado lives, todas as segundas-feiras, onde debatem temas como meio ambiente, liderança, processo seletivo, entre outros ligados ao universo das organizações. Além de levar conhecimento, as lives são um espaço de reencontro e afetividade entre estudantes e professores.

“Com a pandemia, estamos mantendo pontos de contato com os alunos para discussão de temas diversos. Já fizemos chamadas pelo Zoom, pelo Meet, inserimos material na plataforma EaD do Colégio, etc. Porém, percebemos que precisávamos de uma iniciativa mais próxima às vidas dos alunos e que demandasse menos entendimento de tecnologia. Aí, pensamos nas lives como forma de discutir conteúdos ligados à gestão e permitir a formação de uma comunidade dos alunos e interessados em Administração”, conta Julio Cesar de Freitas, professor e coordenador de Administração do CPII. O projeto conta com a participação de todos os professores dos cursos de Administração, efetivos e substitutos.

Em clima de bate-papo, os debates são transmitidas ao vivo pelo perfil dos cursos de Administração no Instagram e também são disponibilizados em um canal no Youtube, para aqueles que não utilizam esta rede social. É também pelas redes sociais que os temas de debate são escolhidos, com a participação dos próprios estudantes. “Os temas são sugeridos pelos professores baseados nos comentários dos alunos durante a live ou quando disponibilizamos a live em nosso canal de Youtube. Pretendemos lançar um quiz nas próximas semanas para que os alunos votem os temas de maior interesse”, detalha Julio Cesar.

Segundo o professor, a série de lives tem agradado estudantes de todas as modalidades. “O retorno tem sido ótimo. Além de uma frequência bastante significativa para uma live, a participação é muito alta, com dúvidas, sugestões de temas e muitas manifestações de carinho. Vários alunos demonstram sentir saudades da convivência e utilizam aquele momento para matar um pouco o desejo de ver os professores e colegas. Isso é um ganho que não se mede, manter o contato e prestar um apoio emocional aos alunos e suas famílias”, destaca.

Com as atividades acadêmicas suspensas devido à pandemia de Covid-19, as lives têm sido uma ferramenta de aproximação entre docentes e estudantes, possibilitando a escuta e a troca de afeto, nesse período de isolamento social. “Os alunos do Pedro II são muito afetivos, acho que é uma característica da instituição. Essa perda do contato físico diário tem sido bastante dura para todos nós e as lives permitem que nos sintamos um pouco mais juntos. São muitas demonstrações de carinho, de afeto. Acredito que essa possibilidade de externar as emoções nos ajude a enfrentar esse momento duro. E nossa equipe tem como valor direcionador de ações a obrigação do educador de estar o mais próximo possível dos educandos nos momentos mais difíceis. Sem contar que esse contato é muito bom para todo o corpo docente também. Sentimos muita falta de estar com os alunos e companheiros de trabalho”, afirma Julio Cesar.

Participam do projeto os professores Aline Rocha, Ana Cristina Rodrigues, Julio Cesar de Freitas, Judimar Gomes, Maria Isabel Silva, Vivian França e Vivian Wildhagen.

Programa-se!

As lives acontecem todas as segundas-feiras, às 20h, no perfil da Administração no Instagram. Quem perder a transmissão ao vivo pode assistir também pelo canal no Youtube.

Assessoria de Comunicação Social

Categorizado em PROEJA

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress