A Direção do Campus Engenho Novo II divulga medidas, atividades, projetos e encaminhamentos tomados durante o período de suspensão de atividades presenciais

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A Direção do Campus Engenho Novo II elaborou um breve relatório das medidas, atividades e projetos que estão sendo realizados durante o período de suspensão das atividades acadêmicas em função da pandemia de COVID-19.  Para acessar o documento completo, clique aqui.

Desde que a pandemia causada pelo novo coronavírus foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, o colégio tomou inúmeras medidas, priorizando o distanciamento social, com o objetivo de preservar a vida de seus alunos e servidores, procurando, no entanto, manter-se conectado às necessidades da comunidade escolar.

1. SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS PRESENCIAIS:

A suspensão das atividades presenciais ocorreu em 16 de março de 2020, através de nota publicada pela Reitoria do CPII. Apenas serviços administrativos essenciais foram mantidos presencialmente. O atendimento à comunidade escolar passou a ocorrer através dos canais virtuais, em especial o e-mail oficial do campus.

2. COMITÊ DE TRABALHO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS NO ENGENHO NOVO II

Diante do cenário epidemiológico que se desenhava, em 14 de março, a Direção-geral do ENII criou o Comitê de trabalho local, com membros da direção, do gabinete médico e do setor de gestão de pessoas. Este comitê ficou encarregado de discutir os possíveis avanços e definir orientações locais de acordo com o cenário local e com as orientações emanadas da Reitoria e dos Ministérios da Educação e da Saúde. Da reunião do comitê com os chefes de setores, surgiram pontos importantes que auxiliaram a direção na elaboração e publicação da Ordem de Serviço nº 01, que dispôs sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus, no âmbito do campus. O comitê também foi responsável por publicações na página oficial do campus.

FIGURA 1. Reunião do Comitê local com os chefes de setores em 16 de março de 2020.
FIGURA 1. Reunião do Comitê local com os chefes de setores em 16 de março de 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FIGURA 2. Exemplos de postagens realizadas pelo Comitê do Campus Engenho Novo II.
FIGURA 2. Exemplos de postagens realizadas pelo Comitê do Campus Engenho Novo II.

Em A, publicação da cartilha da UNIFAP com sugestões para cuidar da saúde mental durante a pandemia. Em B, indicação de atendimento psicológico realizado virtualmente pela Cruz Vermelha Brasileira.

3. GRUPO DE TRABALHO SOBRE PROTOCOLOS SANITÁRIOS, PEDAGÓGICOS E DE ACOLHIMENTO

A criação de um Grupo de Trabalho voltado para o retorno às atividades presenciais, num cenário pós-pandêmico, foi pautada em diversas instâncias: CODIR, CONSUP e CONSELHO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO DE CAMPUS. Assim, em 16 de junho de 2020, a Direção Geral do Campus Engenho Novo II instituiu o Grupo de Trabalho sobre Protocolos Sanitários, Pedagógicos e de Acolhimento para o retorno das atividades presenciais através da Portaria nº05.

O grupo, que realiza encontros semanais, é formado pela Direção-Geral, Direção Pedagógica, Superintendência Geral, Gabinete Médico, um representante de cada equipe disciplinar e de cada setor pedagógico e dois representantes dos estudantes, sendo facultativo aos demais setores e segmentos a participação.

O objetivo deste GT é estudar protocolos já elaborados por outras instituições e encaminhar sugestões ao GT Central do CONSUP. Também fomos convidados a participar como ouvintes do Grupo de Trabalho (GT-PGEBS nas Escolas/COVID) do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ.

A. PROTOCOLOS SANITÁRIOS: O GT do campus elaborou um documento com protocolos sanitários considerados essenciais para mitigar a transmissão da Covid-19 no âmbito da escola, quando as condições de saúde locais forem propícias ao retorno das atividades presenciais e quando houver determinação oficial para tal. Dentre as medidas indicadas estão disponibilização de álcool-gel a 70% (totens e dispensers) nos diversos espaços escolares, obrigatoriedade do distanciamento e do uso de máscaras, controle de sintomas gripais com medição de temperatura na entrada da escola, uso de tapetes sanitizantes, aumento do número de pontos de lavagem das mãos, horários de entrada e saída escalonados, para evitar aglomerações, entre outras medidas já preconizadas em documentos dos Ministérios da Saúde e da Educação.

B. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E DE ACOLHIMENTO: O grupo tem grande preocupação com a saúde emocional de estudantes e servidores e, por esta razão, as propostas de acolhimento estão na pauta dos próximos encontros. As propostas pedagógicas serão elaboradas respeitando as orientações emanadas dos departamentos pedagógicos, mas, ao mesmo tempo, buscando ajustá-las à realidade de nosso corpo discente.

4. CONEXÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR

Aprimorar a comunicação com as famílias tem sido nossa busca constante. Além do e-mail oficial, temos utilizado com muita frequência as postagens na página do campus http://www.cp2.g12.br/blog/engenhonovo2/.  Neste período de atividades suspensas, criamos outras duas ferramentas de comunicação: o e-mail canalabertocen2@gmail.com, para envio de mensagens diretamente ao GT do campus e o grupo de notícias no Telegram “Informes do Engenho Novo II”.

Para fazer parte deste grupo de notícias acesse pelo link de convite.

5. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA PÁGINA DO CAMPUS ENGENHO NOVO II

Desde que as atividades presenciais foram suspensas, a equipe pedagógica vem alimentando a página oficial do campus informes da reitoria e da direção, atualidades e informativos relacionados à pandemia de COVID-19 e sugestões de materiais e atividades.

A. PROJETO “BIBLIOTECA INDICA”:

O projeto da equipe da Biblioteca Hélio Fontes traz indicações de livros e sites pertinentes a temas de interesse do nosso alunado.  (FIGURA 1)

FIGURA 3. Postagem da 6ª edição do Projeto Biblioteca Indica, publicada em 01 de julho de 2020.
FIGURA 3. Postagem da 6ª edição do Projeto Biblioteca Indica, publicada em 01 de julho de 2020.

B. POSTAGENS DA SGE, DO GABINETE MÉDICO E DO SGP:

Os três setores reuniram-se e têm contribuído com orientações e sugestões aos servidores, como o cuidado com a saúde mental em decorrência do        isolamento (FIGURA 4). Embora tenham como público alvo os servidores do campus, ajudam a toda a comunidade escolar na medida em que                divulgam protocolos de cuidados e campanhas de saúde física e mental.

FIGURA 4. Postagem realizada pela Superintendência Geral do EN2 em parceria com o Gabinete Médico e o Setor de Gestão de Pessoas.
FIGURA 4. Postagem realizada pela Superintendência Geral do EN2 em parceria com o Gabinete Médico e o Setor de Gestão de Pessoas.

 C. AMBIENTES VIRTUAIS DO CP2:

Temos feito a divulgação dos espaços virtuais da instituição como a Plataforma Cp2 Digital A plataforma como um ambiente virtual de  aprendizagem   disponibiliza materiais por série alimentados pelos Departamentos Pedagógicas (FIG.5). A secretaria do campus segue à disposição, por e-mail, para   informar número de matrícula dos alunos, informação necessária para o acesso à plataforma.

FIGURA 5. Exemplos de postagens sobre os ambientes virtuais de aprendizagem e a plataforma              CP2 Digital.
FIGURA 5. Exemplos de postagens sobre os ambientes virtuais de aprendizagem e a plataforma CP2 Digital.

D. ATIVIDADES DO NAPNE ENII:

O Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus, apresentou sugestões de atividades para as famílias, esclarecimentos sobre o autismo e organizou uma entrevista, em plataforma virtual, com o Professor José Pacheco, educador e fundador da Escola da Ponte, em Portugal (FIG.6).

FIGURA 6. Postagens realizadas pela equipe do NAPNE do ENII com informações e sugestões de atividades para os estudantes e suas famílias.
FIGURA 6. Postagens realizadas pela equipe do NAPNE do ENII com informações e sugestões de atividades para os estudantes e suas famílias.

E. SUGESTÕES DE ATIVIDADES E MATERIAIS:

Algumas equipes disciplinares optaram por postar na página do campus suas sugestões de atividades e materiais. Foram inúmeras as postagens realizadas até a presente data. Sugestões de leitura, vídeos, aulas interativas, palestras, exercícios diversos, podcasts, projetos, sites construídos pelas equipes, tudo feito com muito comprometimento, visando aproximar os professores de seus estudantes.

6. PESQUISAS SOBRE O ACESSO ÀS PROPOSTAS DO SITE E PLATAFORMAS INSTITUCIONAIS

Ao longo dos meses de junho e julho, a Direção Pedagógica do Campus, junto ao SOEP, construiu um formulário online para análise do acesso e uso de nossos estudantes com relação aos materiais, atividades e sugestões que temos constantemente postado em nosso site. O link para preenchimento do formulário foi enviado às famílias através de e-mail oficial, mas foi também postado em nossa página (FIG. 7) e compartilhado através do grupo do Telegram. Conhecer a realidade de nossos estudantes é essencial para planejar atividades. Os resultados coletados ainda que parciais, podem ser acessados na página do campus.

FIGURA 7. Publicações feitas na página do campus sobre o início da pesquisa (A) e com a apresentação dos resultados parciais e a reabertura do formulário até 25 de julho de 2020 (B).
FIGURA 7. Publicações feitas na página do campus sobre o início da pesquisa (A) e com a apresentação dos resultados parciais e a reabertura do formulário até 25 de julho de 2020 (B).

7. GRUPOS DE SÉRIE:

Com o objetivo de facilitar a elaboração de propostas integradas entre as disciplinas e atender as especificidades de cada ano de escolaridade, foi aprovada em no Conselho Administrativo e Pedagógico do campus a estruturação de grupos de série, que se reunirão virtualmente a partir de agosto, após a realização dos colegiados departamentais.

8. REUNIÕES VIRTUAIS COM RESPONSÁVEIS:

O Conselho administrativo e pedagógico do campus aprovou a proposta de realizar atividades virtuais com os responsáveis, tendo como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido até o momento, no sentido de garantir as medidas sanitárias para o retorno seguro, e as propostas da equipe pedagógica para o acolhimento e o apoio cognitivo. A dinâmica para estas reuniões será definida junto ao SOEP e, posteriormente, divulgada às famílias.

São muitos os desafios que se impõem: a reorganização dos conteúdos em um novo planejamento; a necessidade de garantir condições igualitárias de acesso digital; a busca por condições seguras para o convívio presencial; a melhoria na comunicação entre escola e responsáveis. A escola tem atuado em todas estas frentes e busca aprimorar suas ações a todo tempo. Temos certeza de que juntos vamos superar as dificuldades e construir um caminho de aprendizagem para todos, com segurança e afetividade.

 

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