Grupo de pesquisa Litescola publica vídeos do evento Diálogos em Redes

Publicado em

Litescola

Nos dias 7, 9 e 11 de julho, o grupo de pesquisa Litescola realizou um encontro online entre professores de literatura para discutir a situação e a perspectiva do ensino no contexto da pandemia de covid-19. O evento, intitulado Diálogos em Redes: Fórum online do Litescola, recebeu 107 inscrições de professores espalhados pelo Brasil, a maioria atuante em escolas públicas.

Na abertura, duas das mais importantes escritoras na atualidade, Cidinha da Silva e Miriam Alves, narraram suas trajetórias e apresentaram suas obras. Além delas, convidamos outros nove escritores a se apresentar no evento, com o intuito de oferecer um breve panorama da literatura contemporânea para as salas de aula no ensino básico. Entre relatos, reflexões e poemas, escutamos: Andréa Bak, Eliza Morenno, Estela Rosa, Heleine Fernandes, João Pedro Fagerlande, Marcelo Reis de Mello, Selma Maria da Silva, Tatiana Pequeno, Tom Grito.

Também contamos com a participação de estudantes do ensino médio dos campi Engenho Novo II e São Cristóvão III, do Colégio Pedro II, e de CAp-UFRJ, CEFET-RJ e IFRJ, que relataram a relação com a leitura de livros e com a escrita literária durante a quarentena em prevenção à covid-19. Entre outros temas, foram discutidas a leitura de clássicos brasileiros e a mediação da internet na seleção de leituras.

Por fim, pudemos reunir professores de literatura que atuam no Instituto Federal de Brasília, no Instituto Federal de São Paulo e na Fundação CECIERJ, que refletiram sobre a situação do currículo de literatura na educação básica em relação com as condições de ensino advindas da pandemia de covid-19. Foram eles: Cristiane Brasileiro, Juliana Topan e Pedro Couto. Os professores inscritos foram convidados a se posicionar durante as sessões, que foram realizadas na plataforma online Google Meet do Instituto Federal do Rio de Janeiro, em colaboração com o campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II.

Sessão 6 (1)

O grupo de pesquisa Litescola, formado por professores de CAp-UFRJ, CEFET-RJ, Colégio Pedro II, IFRJ e Rede FAETEC, desde 2015 vem realizando eventos anuais que reúnem professores de literatura de todo o Brasil. As sessões do evento estão disponíveis no canal do YouTube Grupo de Pesquisa Litescola, com exceção daquela que recebeu os estudantes, e podem ser acessadas no link: https://bit.ly/307uYMS.

Categorizado em Português

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress