Biblioteca Indica – 9ª edição

Publicado em

Museu

Queridos leitores,

Essa semana a Equipe da Biblioteca Hélio Fontes selecionou para a nona edição do Biblioteca Indica a visita aos sites de dois museus relevantes na América Latina: o Museu Nacional de Belas Artes, que disponibiliza uma exposição virtual e o Museu Nacional de Antropologia do México.

O Museu Nacional de Belas Artes, está localizado no centro do Rio de Janeiro. Foi criado em 1937. Inicialmente abrigou a Escola Nacional de Belas Artes e compartilhou o espaço com o museu durante anos. O acervo foi composto inicialmente com obras trazidas por D. João VI, posteriormente recebeu doação da coleção do chefe da Missão Artística Francesa, Joaquim Lebreton e também da Academia Imperial de Belas Artes.

Destaque para uma de suas exposições permanentes na Galeria de Arte Brasileira do século XIX, que são as obras de Vitor Meirelles, Pedro Américo, Debret dentre outros. Outro destaque é a Galeria de Arte Moderna e Contemporânea, abrangendo os séculos XX e XXI, com obras de Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti, dentre outros.

O Museu Nacional de Antropologia do México está situado na cidade do México. Foi inaugurado em 1964. O acervo conta com artefatos arqueológicos e antropológicos dos povos da Mesoamérica, com peças referentes às culturas maia, asteca, tolteca, civilização teotihuacana dentre outros. Destaques para a Pedra do Sol Asteca e as esculturas que representam os deuses Teotihuacán. Embora não seja uma visita virtual, o museu disponibilizou obras importantes que compõem cada exposição.

Para conferir as obras disponíveis:

Museu Nacional de Belas Artes
Museu Nacional de Antropologia do México

Fontes:

Museu Nacional de Belas Artes

https://mnba.gov.br/portal/

Museu Nacional de Antropologia do México

https://www.mna.inah.gob.mx/

 

 

 

Comunicação Social do Campus Engenho Novo II

Categorizado em #BibliotecaIndica, Biblioteca

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress