Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Publicado em

agosto

O mês de agosto recebe a denominação de Agosto Dourado por ser o mês de incentivo à prática do aleitamento materno, como esta alimentação é considerada como padrão ouro de qualidade devido as suas propriedades nutricionais e propiciar o estreitamento do vínculo mãe e filho, usa-se a cor dourada como forma de simbolizar o ouro.

Apesar da recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde quanto ao aleitamento materno exclusivo e em livre demanda até os seis meses de vida, estima-se que apenas 40% das crianças nesta faixa etária recebem exclusivamente o leite materno como alimento. Estudos demonstram que o aleitamento materno pode ajudar a salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de cinco anos, no mundo.

 No Brasil, estima-se que apenas 9% das crianças recebem o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida e que o aleitamento materno ocorre na maioria dos casos apenas nos 54 primeiros dias de vida. Esses dados são em si suficientes para demarcar a importância da discussão e incentivo ao assunto, considerando a necessidade de conscientização e estabelecimento de estratégias eficazes para contornar o mais breve possível este problema com resoluções de alcance a todas as camadas da população.

Enfª Ana Lia Martins
Superintendência Geral/CP2-ENII
Mat. SIAPE: 3145023

Categorizado em Saúde

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress