Divulgação do resultado do Campus Engenho Novo II no IDEB 2019

Publicado em

IMG-20200916-WA0007

Prezada comunidade escolar,

Com alegria que divulgamos o resultado do Campus Engenho Novo II no IDEB 2019. Nossa média de 6,5 ficou bastante acima da média nacional de 4,7. Em 2015, nossa média foi 5,8, o que significa que tivemos um crescimento bastante significativo em 2019, com média global 6,5. Nosso campus é o terceiro colocado entre as escolar públicas federais que realizaram o exame no ano de 2019.

Medido a cada dois anos, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade utilizado pelo governo sobre a educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as escolas particulares. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2.

Nossos alunos do 8º e 9º ano superaram e muito a média nacional!

No ano passado, nossas turmas de 8º e 9º ano realizaram as provas do IDEB. Em 2019, antes das avaliações, nossa equipe pedagógica, formada por servidores técnicos e docentes e coordenada pela Diretora Pedagógica Cristina Magela, foi a todas as turmas das séries para explicar o que era o IDEB e qual o sentido de realizarmos essa avaliação. Nossos alunos, sempre muito integrados aos debates nacionais e críticos em seus posicionamentos, questionaram o sistema de avaliação e nos fizeram muitas perguntas. Acabamos por realizar nesses encontros um debate importante sobre o tema e a posição de nossa escola na educação básica pública do país.

Nosso resultado é sem dúvida fruto de um trabalho coletivo e da seriedade de nossos estudantes. Parabenizamos primeiramente aos nossos alunos por levarem à sério essa avaliação e mostrarem seu potencial. Parabenizamos ainda a toda equipe pedagógica do campus Engenho Novo II pelo compromisso e qualidade de sempre. Não esquecemos também dos colegas dos setores administrativos que trabalham incessantemente para que tenhamos as melhores condições de trabalho e aprendizagem. Se é certo que uma prova ou qualquer instrumento de medição não consegue avaliar a dimensão do que somos, assim como uma prova não mede em inteireza o potencial de um aluno, ao menos nos indica que estamos no caminho certo. A seguir, o link do Ideb para análise: http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Categorizado em Avisos

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress