Biblioteca Indica – 16ª edição

Publicado em

Design sem nome (1)

Queridos leitores,

Essa semana a Equipe da Biblioteca Professor Hélio Fontes selecionou para a 16ª edição do #BIBLIOTECA INDICA, um convite para uma visita virtual no projeto cultural Memorial da Inclusão – os caminhos da pessoa com deficiência e a assistir o vídeo Deficiência e Diferenças, produzido pelo programa Café Filosófico CPFL do canal TV Cultura que conscientizam sobre a importância da luta das pessoas com deficiências para a construção de uma sociedade cada vez mais democrática e aberta à diversidade.

O mês de setembro é um mês muito importante para as pessoas com deficiência, pois precisamente no dia 21, celebramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, oficializado pela Lei Nº 11.133 de 14 de julho de 2005.

O dia 21 de setembro foi escolhido com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e por ser próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores, representando o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Porém outros acontecimentos marcaram o mês de setembro.

Em 12 de setembro de 1854, o imperador D. Pedro II, com o Decreto Imperial n. 428, fundou no Rio de Janeiro o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, mudando se para Instituto Nacional dos Cegos e hoje denominado como Instituto Benjamin Constant, com 166 anos de existência.

Foi ainda D. Pedro II que, com a Lei n. 839, de 26 de setembro de 1857, fundou o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, conhecido como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com 163 anos de existência.

Como podemos notar, setembro é mais do que um mês para comemorar os avanços obtidos ao longo da história e sim uma oportunidade de reunir forças e reivindicar direitos, além de refletir sobre a importância da inclusão social.

Fontes:

http://www.memorialdainclusao.org.br/br/exposicoes/tour-virtual/

https://www.youtube.com/watch?v=jQKD5mIMJsM&feature=youtu.be

Categorizado em #BibliotecaIndica, Biblioteca

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress