Retomada do Ano Letivo de 2020 – Campus Engenho Novo II

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O ano letivo de 2020, interrompido em função da grave situação de saúde pública ocasionada pela COVID-19, será retomado de 8 de fevereiro a 17 de julho de 2021. Neste período serão realizadas, pelas equipes pedagógicas, atividades remotas, assíncronas (sem interação em tempo real, podendo ser realizadas dentro da disponibilidade do estudante) e síncronas (com estudantes e alunos conectados em tempo real). As atividades remotas em conjunto terão como objetivo o cumprimento das 800 horas letivas previstas em lei, bem como os objetivos de aprendizagem da série em que a (o) estudante estava matriculado em 2020.  Portanto, até julho de 2021, o aluno cumprirá a série correspondente ao ano letivo de 2020. A partir de agosto de 2021, estando apto, o aluno cumprirá a série seguinte, referente ao ano letivo de 2021.

O Campus Engenho Novo II utilizará os ambientes e recursos da Plataforma Moodle para dispor as atividades remotas planejadas e propostas pelas equipes pedagógicas das disciplinas. A cartilha com orientações para acesso ao Moodle e seus recursos pode ser acessada AQUI. Além disso, os cronogramas de atividades e comunicados da direção serão divulgados no Blog do Campus e enviados aos responsáveis através dos e-mails cadastrados.

Para ajudar a esclarecer dúvidas, respondemos as principais questões sobre como funcionará a retomada do ano letivo 2020 no Campus Engenho Novo II. Confira as informações abaixo:

CALENDÁRIO

Já existe um calendário para o ano letivo de 2020, contendo os horários das disciplinas e as datas de provas?

O calendário do ano letivo 2020 será cumprido no período de 08 de fevereiro até 17 de julho, com 800h letivas distribuídas entre atividades remotas assíncronas e síncronas.

O calendário geral está sendo preparado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e deverá ser liberado na primeira semana de fevereiro. Já os horários específicos de disciplinas e datas de avaliações serão elaborados pela Equipe Pedagógica do campus EN2 a partir do calendário geral. Assim que estiverem disponíveis, os calendários serão divulgados no blog do campus e encaminhados por e-mail aos responsáveis. É essencial que o e-mail cadastrado esteja correto. Caso o responsável tenha necessidade de alterar o e-mail de cadastro, a solicitação pode ser feita através de secretaria.en2@cp2.g12.br

ATIVIDADES REMOTAS

Como serão realizadas as atividades remotas para o ano letivo de 2020?

Elas serão síncronas e assíncronas. As atividades assíncronas serão oferecidas semanalmente. Já as atividades síncronas poderão ser oferecidas quinzenal ou mensalmente, respeitando os limites estabelecidos pela portaria nº3112/2020 e atendendo ao planejamento das equipes disciplinares. As atividades remotas assíncronas poderão ser realizadas na forma de trabalhos, pesquisas, questionários ou de outros instrumentos pedagógicos, de acordo com os critérios adotados pelas equipes disciplinares. As atividades síncronas podem incluir chats, fóruns online ou encontros virtuais.

Haverá também videoaulas?

Caberá às equipes estabelecer a metodologia de trabalho em cada disciplina, que pode, sim, incluir videoaulas.

Para facilitar a organização da (o) aluna (o), haverá uma grade ou um cronograma que indicará, previamente, a realização de atividades síncronas e assíncronas?

Sim. Os estudantes receberão o planejamento das atividades assíncronas e síncronas. Este cronograma será estabelecido pela Direção Pedagógica junto aos Coordenadores das equipes e será divulgado no blog do campus e encaminhado por e-mail aos responsáveis.

As atividades remotas acontecerão em qual horário? A realização das atividades terá horários específicos ou as (os) alunas (os) terão liberdade para fazer as atividades no momento mais conveniente?

Em relação às atividades assíncronas, a sua realização NÃO está condicionada ao horário. Elas ficarão à disposição da (do) discente, que poderá efetuá-las de acordo com a sua conveniência. Quanto às atividades síncronas, a (o) discente deverá acompanhá-las no momento de sua ocorrência (em geral, a realização das atividades síncronas respeitará o turno das turmas).

Haverá atividades remotas também aos sábados?

A carga horária de sábado será destinada à conclusão das atividades da semana pelas (os) estudantes, não havendo novas postagens aos sábados, salvo em casos excepcionais.

TURMAS, REGISTRO DE FREQUÊNCIA E MATERIAIS DIDÁTICOS

Como ficará a distribuição das turmas? As (os) alunas (os) ficarão nas mesmas turmas do ano passado?

Não haverá alteração da distribuição das (dos) discentes. As turmas serão as mesmas de 2020.

Para contabilizar e registrar a frequência da (o) aluna (o), basta acessar as atividades no Moodle?

Além do acesso às atividades no Moodle, será verificada a realização das tarefas propostas.

Haverá distribuição de livros didáticos?

A distribuição de material didático dependerá do entendimento das equipes disciplinares. Se as equipes decidirem favoravelmente pela entrega dos materiais, caberá ao campus viabilizar os procedimentos necessários para a distribuição (respeitando os protocolos sanitários vigentes). Em caso de entrega de livros, todas as informações necessárias sobre o procedimento serão publicadas no blog e nas redes do EN2.

AVALIAÇÕES

Como serão feitas as avaliações das (dos) estudantes?

As avaliações deverão ser realizadas de forma processual, a critério das equipes disciplinares. A recomendação é a de que as avaliações priorizem a participação das (dos) discentes nas atividades propostas e também a realização das tarefas.

Quais são os critérios para que a (o) estudante consiga aprovação no ano letivo de 2020?

A aprovação da(o) estudante depende diretamente do cumprimento de 75% de frequência, medidos através da realização das tarefas na plataforma Moodle.

Além da frequência, a(o) aluna(o) precisa ter média (NOTA 1) igual ou superior a 5,0 (cinco) após os dois períodos de certificação.

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Caso a média (NOTA 1) da(o) estudante seja inferior a 5,0, ela (ele) deverá cumprir a etapa final de avaliação (Nota 2). A Nota 2 deverá ser (pelo menos) o que falta para o estudante atingir Nota Final igual ou superior a 5,0. Para obter aprovação, o cálculo da Nota Final é o seguinte:

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ACOMPANHAMENTO PELOS RESPONSÁVEIS

É possível que as (os) responsáveis acompanhem as atividades feitas pelas (os) estudantes?

Sim, as (os) responsáveis podem acompanhar a desenvolvimento das atividades por meio da plataforma Moodle. Mas este acesso deve ser feito utilizando o nº da matrícula e a senha da (o) estudante.

Haverá encontros virtuais com responsáveis?

Sim. Na próxima semana, a partir de 01 de fevereiro, a direção do campus divulgará em seu blog e enviará por e-mail aos responsáveis, as datas para os primeiros encontros virtuais do ano. Fique atento ao seu correio eletrônico!

 

PEDIDOS DE TRANSFERÊNCIA DE TURNO OU DE CAMPUS

A (o) estudante poderá solicitar transferências de turno ou de campus durante a retomada do ano letivo 2020 (período de 8/02 a 17/07/2021)?

Não.  Como a retomada diz respeito ao ano de 2020, as transferências para este período já foram realizadas. As solicitações de transferências só serão possíveis para o ano letivo de 2021, a partir de julho/agosto deste ano. Os casos especiais de pedido de transferência deverão ser feitos diretamente à Proen (proen@cp2.g12.br).

ACESSO AO MOODLE

É necessário fazer algum tipo de cadastro ou inscrição para acessar o Moodle?

Não. A (o) estudante matriculada (o) no CP2 já está automaticamente inscrita (o) na plataforma virtual de aprendizagem, em todos os ambientes de sua turma.

Como saber o número da matrícula para acessar o Moodle?

Solicite o número da matrícula junto à Secretaria do Campus pelo seguinte e-mail: secretaria.en2@cp2.g12.br

As informações de série ou turma da (do) estudante estão erradas no Moodle. Como corrigi-las?

Comunique o erro à Direção-Geral do Campus pelo email: cen2@cp2.g12.br

A Direção-Geral informará à Pro-Reitoria de Ensino (Proen), que fará a alteração necessária.

Como resolver problemas com a senha de acesso ao Moodle?

A senha de acesso inicial à plataforma é 123456. Após o primeiro acesso, a (o) estudante pode alterá-la por outra combinação de sua escolha (que precisa ter, pelo menos, 6 dígitos). Mas, em casos de erros persistentes com a senha, ou qualquer outro problema de acesso ao Moodle,  envie e-mail para: ava@cp2.g12.br

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Confira a cartilha de como acessar o Moodle.

Retomada do Ano Letivo de 2020 – Campus Engenho Novo II (pdf)

 

Direção do campus EN2

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