Informe sobre encontros virtuais com estudantes e responsáveis

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ENCONTROS COM RESPONSÁVEIS RETOMADA DE 2020

Nos dias 04 e 05 de fevereiro fizemos nossos primeiros encontros virtuais com responsáveis e estudantes. De temática comum ao Ensino Médio e Fundamental, os encontros tiveram como pauta esclarecimentos sobre o ano letivo de 2020, os projetos pedagógicos institucionais dispostos nas Portarias 1801 e 3112 e o amparo na Lei 14040.

A reunião contou com colegas servidores dos setores pedagógicos e docentes a quem agradecemos pela presença e apoio. Conversamos sobre  o projeto pedagógico deliberado pela Reitoria a partir das discussões nos fóruns consultivos para o cumprimento das 800 horas letivas previstas pela legislação. Conforme as portarias, as horas letivas serão cumpridas de 08 de fevereiro à 17 de julho de 2021 através de atividades remotas assíncronas e síncronas, dispostas na Plataforma Moodle. O retorno presencial está vinculado a condições sanitárias favoráveis, segundo os parâmetros das instituições públicas de saúde, bem como à deliberação pelo Conselho Superior (CONSUP).

Apresentamos a grade de atividades assíncronas, ou seja conjunto de atividades remotas que o aluno poderá realizar ao longo da semana. Os sábados, embora não tenham postagens, serão utilizados pelos estudantes para o cumprimento das atividades da semana. A grade conta com postagens semanais por disciplina, compondo parte da carga horária letiva da semana, conforme encaminhado por e-mail a cada série. O restante da carga será formada por atividades síncronas dadas diretamente pelo docente com intervalos sobretudo quinzenais por disciplina, seguindo as limitações dadas pela Portaria 3112. A grade de atividades síncronas, com seus horários diários para os estudantes, será disponibilizada a todos ao longo desta semana e se iniciará ao final de fevereiro. Além dos encontros síncronos, as equipes foram orientadas a manter na plataforma fóruns de dúvidas e interação maior com os estudantes.

Outra questão importante tratada foi o material didático de apoio. Explicamos que, por deliberação de nossos conselhos, os docentes deverão incluir na plataforma virtual de atividades todo o material de apoio necessário para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem da série. Desta forma, o livro didático poderá ser retirado por demanda no campus se assim for de interesse da família, sem obrigatoriedade. Encaminharemos, ainda para fevereiro, o plano de entrega dos livros didáticos por demanda às famílias que desejarem, respeitando os protocolos de segurança sanitários devido à pandemia.

Contamos também com esclarecimentos sobre o plano de trabalho oferecido pelos demais setores e equipes pedagógicos. O Soep, através da chefe do setor e colegas presentes, explicitou a necessidade de continuidade de encontros síncrono de apoio aos estudantes, além dos atendimentos às famílias através do email do setor (soep.en2@cp2.g12.br) e encontro virtual com responsáveis e estudantes, quando for necessário para orientação pedagógica. O Napne, através da chefia do setor e colegas presentes, tem entrado em contato com cada família para que se possa dar conta das especificidades apresentadas a cada estudante atendido pelo setor. O setor de Assistência Estudantil fez importantes esclarecimentos sobre os editais emergenciais e de auxílio digital já realizados, bem como o plano de ação do setor com atendimentos às famílias. Assim que tivermos informes da reitoria sobre próximos editais, encaminharemos.  Sobre o setor de Organização Escolar, informamos que um importante trabalho do setor será de articulação dos nossos inspetores junto aos docentes e Soep para verificar as ausências dos estudantes nas atividades síncronas e na plataforma de atividades assíncronas, entrando em contato virtualmente com as famílias para possíveis encaminhamentos. Nesse sentido, entendemos a importância da frequência virtual dos alunos, dada através da feitura das atividades assíncronas e conexão nas atividades síncronas.

Esclarecemos que os formatos e períodos de avaliação junto aos nossos estudantes está sendo construído pelas equipes e será divulgado assim que possível. Segundo a portaria, a avaliação dos estudantes deverá privilegiar o processo de participação nas atividades, além dos demais instrumentos avaliativos possíveis na plataforma. Lembrando que legalmente o estudante deve cumprir 75% de presença ao longo do ano letivo referente à 2020. Como dito, a frequência remota é contabilizada através da realização das atividades assíncronas e presença nas atividades síncronas ofertadas. Cada equipe, junto ao Departamento da disciplina, irá construir seus instrumentos e estratégias de avaliação para composição da 1ª certificação e da 2ª certificação. O média das duas certificações compõe a Nota 1 (1ª CERTIFICAÇÃO + 2ª CERTIFICAÇÃO)/2= NOTA 1). A Nota 1 deve ser maior ou igual a 5,0 pontos para que, junto aos 75% de frequência virtual, o estudante possa ser aprovado e seguir à série seguinte a partir de agosto de 2021, já no calendário do ano letivo de 2021. Em caso de Nota1 menor que 5,0, o aluno poderá realizar avaliação (NOTA 2) para composição da Nota Final. A aprovação, nesse caso, além da frequência exigida por lei, se dará se o somatório da Nota 1 e da Nota 2 também gerar 5,0 pontos (ou mais) na Nota Final. Assim NOTA 1 + NOTA 2 = NOTA FINAL (maior ou igual a 5,0 para aprovação).

Solicitamos, ao final da reunião, aos responsáveis presentes aos encontros que declarassem sua presença através do preenchimento de formulário específico para o Ensino Fundamental 2 e para o Ensino Médio, de modo que pudéssemos ter um registro da participação de todos. Os formulários podem ser acessados pelos links https://forms.gle/VfgfKGBZrpBhTY7K8 (declaração de presença do Ensino Fundamental 2) e https://forms.gle/SmBPsUBnU4WdhhX27 (delcaração de presença do Ensino Médio). Seguem em anexo arquivos com os slides das reuniões e a grade de atividades remotas assíncronas.

Entendemos em conjunto que temos um grande desafio pela frente, para além de notas e avaliações, que é a retomada do calendário e a formação de nossos jovens no ano letivo continuum de 2020 e 2021. Ainda em ano pandêmico, diante da necessidade de preservação das famílias, perdas não só materiais, mas infelizmente e sobretudo humanas, nos fazem compreender a necessidade de união de esforços para superar esse momento. Estamos diante de desafios educacionais diversos, vivenciados não só por nossa instituição, mas por todo país. Confiamos na formação acadêmica e humanística construída por nossa instituição, nossa missão maior, junto aos nossos estudantes. E temos a certeza de que coletivamente conseguiremos dar continuidade a essa formação que visa preparar nossos jovens para os caminhos acadêmicos e/ou profissionais que queiram trilhar, mas também ao exercício de uma cidadania solidária e empática fundamentais para o pleno desenvolvimento de qualquer país. E de solidariedade e empatia estamos mesmo todos precisados. No mais, lamentamos a todos pelas perdas vivenciadas no ano de 2020 por nossa comunidade escolar, desejando tempos mais esperançosos.
ENCONTRO VIRTUAL COM RESPONSÁVEIS EF2
ENCONTRO VIRTUAL COM RESPONSÁVEIS EM REG E INT
GRADE DE ATIVIDADES REMOTAS ASSÍNCRONAS 

 

 

Comunicação Social do Campus ENII

 

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