Direção do EN2 divulga vídeo com orientações aos concluintes sobre certificação antecipada

Publicado em

ANO LETIVO 2020 CONCLUINTES

A Direção do campus preparou um vídeo onde comenta alguns pontos das orientações para a solicitação de certificação antecipada para estudantes concluintes do Ensino Médio, nas diferentes modalidades (Regular, Proeja e Técnico Integrado). As informações referentes à excepcionalidade para o ano letivo de 2020 estão definidas na Portaria nº326, de 05 de março de 2021, em parte modificadas na Portaria nº421, de 22 de março de 2021.

Design sem nome (2)

Sobre as possibilidades e os procedimentos para solicitar a certificação antecipada, selecionamos alguns questionamentos frequentes, que compartilhamos aqui com vocês:

A partir de quando a certificação antecipada pode ser solicitada?

De acordo com a Portaria nº326, os concluintes podem solicitar a antecipação a partir do dia 26 de março de 2021, quando a carga mínima de 75% de frequência nas atividades remotas pode ser atingida. Nesta data, para os cursos de Ensino Médio Regular e PROEJA, estarão computadas 600 horas de atividades remotas para os cursos de Ensino Médio Regular e PROEJA, e 750 horas para o curso Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas. De acordo com a Portaria nº421, a antecipação poderá ser solicitada até 24 de abril de 2021, tão logo o estudante tenha cumprido essa carga horária mínima exigida.

Em que situações o aluno pode solicitar a antecipação?

Os casos previstos na Portaria nº421 são: aprovação no SISU, PROUNI, FIES; declaração de aprovação em Instituição de Ensino Superior (pública ou privada); seleção para Escolas Superiores Militares; situações referentes ao mercado de trabalho formal – comprovadas com cópia do contrato de trabalho ou da folha de admissão na Carteira de Trabalho; aprovação em concursos para servidores ou funcionários públicos. Para esses casos, caso a carga horária declarada e as exigências específicas dos cursos estejam completas o Campus poderá diretamente emitir histórico e certificado. Nos casos que não se encaixarem nessas excepcionalidades, a Secretaria abrirá processo destinado à PROEN para análise e deliberação.

Como proceder para solicitar a antecipação?

Para antecipar a certificação, o responsável legal (ou o estudante maior de 18 anos) precisa enviar e-mail, a partir da liberação pela PROEN, prevista para 26 de março, para secretaria.en2@cp2.g12.br, indicando no Assunto: SOLICITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO ANTECIPADA – NOME DO ALUNO – TURMA. No corpo do e-mail, deve escrever que deseja solicitar a antecipação, especificando os motivos para tal. Em anexo ao e-mail é preciso colocar cópia dos documentos que servem de base ao pedido.

Como será contabilizada a carga horária cursada de setembro a dezembro de 2020 (Período 1) e de 08 de fevereiro a 26 de março de 2021 (Período 2)?

As atividades remotas realizadas de setembro a dezembro de 2020, que corresponderam a 299 horas para o curso regular e o Proeja e 429 horas para o Curso Técnico Integrado, foram declaradas pelos estudantes através de formulário específico, disponibilizado até 31 de janeiro de 2021, na Plataforma Moodle. A carga horária do Período 1, portanto, já foi declarada.

Para a carga horária cursada de 08 de fevereiro a 26 de março de 2021, haverá novo formulário de autodeclaração. O formulário ficará disponível, a partir de 26 de março de 2021, no ambiente virtual QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO e consistirá em um texto único para que o estudante declare CONCORDÂNCIA ou DISCORDÂNCIA. Ao concordar com o texto, o estudante declara ter cursado, considerando os dois períodos, o mínimo de 600 horas para o Regular e o Proeja e 750 horas para o curso técnico Integrado. Declara ainda ter cumprido as exigências legais dos cursos técnicos e estar ciente de que, em caso de discordância de informações, o certificado não será emitido.

Categorizado em Avisos

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress