Biblioteca Indica – 3ª edição

Publicado em

WhatsApp Image 2021-03-30 at 16.12.29

Para a sua 3ª edição do projeto Biblioteca Indica 2021, a Equipe da Biblioteca Professor Hélio Fontes em reconhecimento à contribuição para a literatura na infância e na adolescência celebra a importância do Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil, que é comemorado no dia 2 de abril.

Criado pelo Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY, sigla em inglês para International Board on Books for Young People) em 1967, o Dia Internacional do Livro Infantil é uma celebração para incentivar a leitura e conscientizar a importância dos livros infantis. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês considerado o primeiro autor a criar histórias originais especialmente para crianças com intuito de transmitir modelos comportamentais e refletir os conflitos sociais.

Vale à pena conhecer a Biografia de Hans Christian Andersen e saber um pouco mais sobre a vida desse escritor que certamente fez parte da infância de muitos com contos como Soldadinho de Chumbo, Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, entre outros.

Essa data torna-se ideal para ler ou reler obras consagradas.

Hans é tão importante para a Literatura que foi criado o Prêmio Hans Christian Andersen que é o mais importante prêmio literário da literatura infanto-juvenil, considerado o pequeno Nobel de Literatura. O prêmio é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People (filiada à UNESCO) para escritores e ilustradores vivos.

Entre os premiados constam as escritoras brasileiras Lygia Bojunga Nunes (1982), Ana Maria Machado (2000) e o ilustrador  Roger Mello (2014).

Para o ano de 2022 já temos a indicação da escritora, jornalista, artista plástica e tradutora Marina Colasanti, que é considerada uma grande autora da literatura brasileira, destacando-se por suas obras infanto-juvenis que abordam questões universais de uma maneira simples e poética que agrada a todos os públicos e o Ilustrador Nelson Cruz que é artista plástico, chargista, escritor e ilustrador brasileiro.

Fontes:

https://www.ebiografia.com/hans_christian_andersen/

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa4588/marina-colasanti

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/04/2-abril-dia-internacional-livro-infanto-juvenil

https://www.ibby.org/index.php?id=273&L=0

https://www.academia.org.br/academicos/ana-maria-machado/biografia

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa19123/lygia-bojunga

https://rascunho.com.br/noticias/marina-colasanti-e-nelson-cruz-disputam-premio-hans-christian-andersen/

https://www.blogger.com/profile/14576922212713568788

https://cartografias.catedra.puc-rio.br/wp/2018/12/14/roger-mello/

https://www.sarutaia.sp.gov.br/arquivos/a_pequena_sereia_(hans_christian_andersen)_01100246.pdf

https://www.culturagenial.com/conto-o-patinho-feio/

http://www.santabarbara.sp.gov.br/educacao/semanas1a8/v1/fundamental/arquivos/2ano/5semana/o-soldadinho-de-chumbo.pdf

https://youtu.be/8hSgjn-PKFI

Categorizado em #BibliotecaIndica, Biblioteca

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress