Formandos 2020: nosso Engenho de histórias…

Publicado em

IMAGEM BLOG

Nossos queridos estudantes concluintes e suas famílias,

O ano de 2020 foi mesmo muito atípico e difícil para todos nós. Distanciamento social, uso de máscaras, comemorações online e trabalho remoto foram algumas das mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus. Sem falar das inúmeras perdas que vivenciamos. Perdemos parentes, amigos, contatos e afetos. No ambiente escolar não foi diferente. Alunos e professores tiveram de utilizar ferramentas virtuais para transpor barreiras e dar continuidade ao ensino, mesmo em face das adversidades. A escola se reconstruiu através das telas de computadores e celulares para nos fazermos novamente próximos. O próximo possível.

Não deixamos, no entanto, de zelar e manter a proximidade com nossos estudantes e famílias. Foram reuniões, eventos, palestras, cursos e aulas ministradas remotamente, mas sem deixar de lado o carinho, a atenção e o respeito que todos merecemos e precisamos. Temos ciência dos equívocos, mas também do esforço coletivo em acertar e nos fazer presentes na ida escolar de nossos alunos. Ainda que virtualmente. Confiamos na formação de nossos estudantes e essa não se faz em um ano atípico, mas é processo longo que depende da conjunção de esforços do de nosso aluno, nossa equipe e sua família. E a consequência desse trabalho árduo coletivo foram as inúmeras aprovações em universidades de todo o país pelos discentes do nosso campus Engenho Novo II. Foram muitas as universidades: UFRJ, Unirio, UFF, Cefet, Unicamp, UFRRJ, UFC e Ibmr são algumas das recentes conquistas dos concluintes.

Sabemos ainda que muitas conquistas virão. Porque são muitos, inúmeros e diversos os caminhos escolhidos pelos nossos estudantes e suas famílias. Confiamos que a formação que construímos juntos ajudará a todos na escolha de cada caminho profissional e acadêmico. E apesar da diversidade de escolhas e caminhos, temos a certeza de que nosso empenho se traduz na formação do cidadão crítico, consciência e autônomo que vemos em cada aluno do Colégio Pedro II.

A partir de hoje, através da página do Campus no Instagram, vamos divulgar o Painel de Formandos 2020, uma iniciativa que visa divulgar êxito dos alunos e seus depoimentos sobre a nossa escola. Serão depoimentos como o do Henrique Osawa, aprovado na Unicamp, que nos farão lembrar com carinho da alegria em fazer parte desse nosso “Engenho de histórias…”

“[…] Todo o período em que estudei no Pedro II foram muito importantes para a construção de quem eu sou. Tanto a escolha da minha carreira quanto a minha aprovação são consequências, também, do aprendizado que eu adquiri no meu colégio, principalmente das aulas de sociologia, geografia e história, que me deram uma base tão boa que me permitiram focar meus estudos nas áreas do meu interesse e que tinham mais peso na minha nota final […]

O Pedro II me deu tantas oportunidades que eu não conseguiria citar todas, desde apresentações musicais até uma viagem para a Argentina para aprender espanhol. Mas acredito que, acima de tudo, o que mais me marcou e do que eu mais sentirei falta é o cotidiano de ir para o colégio, encontrar meus amigos e sentir que lá era minha casa também. O CP2 tem uma capacidade inexplicável de se tornar um local tão prazeroso de estar que me dói ter perdido meu último ano”.

Henrique Massao Osawa Benjamim.

foto cp2

Faça parte você também do nosso painel! Para participar, o concluinte deverá enviar um e-mail para cen2@cp2.g12.br com o nome completo, a turma, uma foto usando o uniforme e um depoimento de até 10 linhas, relatando algo importante que viveu no campus, aprovação que teve em universidades e/ou o caminho profissional e pessoal que decidiu trilhar após sua conclusão.

 

 

Comunicação Social do Campus Engenho Novo II

Categorizado em Alunos

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress