CPII define regras para que estudantes concluintes antecipem a certificação no ano letivo 2021

Publicado em

Antecipação de certificação2021

O Colégio Pedro II divulgou as normas para a solicitação de certificação antecipada para os estudantes concluintes (9º ano, ensino médio regular, integrado e Proeja), no ano letivo de 2021. Os procedimentos foram normatizados pela Portaria nº 1730/2021.

A certificação antecipada será conferida excepcionalmente para os estudantes concluintes que tiverem cumprido pelo menos 75% do total de acessos às atividades remotas oferecidas pelo CPII. O estudante concluinte também deverá ter média de no mínimo 5 (cinco) pontos referentes à 1ª certificação em todas as disciplinas, incluindo as avaliações de recuperação, até a data de 23 de dezembro de 2021.

Para atingir a carga horária mínima, os concluintes poderão contabilizar horas em atividades de recuperação paralela ou horas em atividades substitutivas. Os concluintes de cursos técnicos deverão cumprir carga horária relativa à participação em estágio supervisionado, submissão de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), participação em recital, desenvolvimento de sistema de informação e outras produções variáveis, conforme cada curso. As atividades a serem desenvolvidas para realização dos trabalhos de conclusão de curso, considerando os diversos cursos e produções, terão critérios de apresentação adaptados às realidades de cada curso.

Quando solicitar a antecipação da certificação?

A partir de 3 de janeiro de 2022, os concluintes que tenham atingido 75% de frequência mínima poderão solicitar a antecipação da certificação ao Setor de Protocolo dos campi. No e-mail enviado deverá constar nome completo do(a) estudante, turma, justificativa e documentação que comprove a necessidade do(a) estudante.

De acordo com a Portaria 1730/2021, podem solicitar a certificação antecipada estudantes concluintes do ensino médio que tenham sido:

a) Aprovados no SISU, PROUNI, FIES;

b) Aprovados em Instituição de Ensino pública ou privada;

c) Aprovados em processo de seleção em Escolas Militares;

d) Aprovados em concursos para provimento de cargos públicos;

e) Admitidos em mercado formal de trabalho, com comprovação por meio de cópia do contrato de trabalho ou cópia da folha de admissão da Carteira de Trabalho.

f) Trabalho informal, com comprovante anexado à solicitação.

g) Comprovação para Universidade no exterior, com comprovante anexado à solicitação.

h) Problemas de saúde, licença maternidade, com comprovante anexado à solicitação.

 Estudantes do 9º ano do ensino fundamental que forem aprovados em processo seletivo para ingresso no Ensino Médio em outra instituição, também poderão solicitar a antecipação da certificação.

 Confira todas as regras para obter a antecipação da certificação na Portaria nº 1730/2021.

Assessoria de Comunicação Social

Categorizado em Alunos, Avisos

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress