Biblioteca Indica 14ª edição – aniversário de Stephen King

Saudades de tirar o livro ‘IT- A Coisa’ da estante, né??!!
Pois então, essa semana a equipe da Biblioteca Professor Hélio Fontes selecionou para a décima quarta edição do projeto Biblioteca Indica o aniversário de Stephen King.
Um pouco da vida de Stephen…
Considerado o mestre do terror literário, Stephen Edwin King nasceu em Portland, nos Estados Unidos, em 21 de setembro de 1947.
É um escritor norte-americano cujo principal gênero é terror, mas também aborda suspense, ficção científica e fantasia.
Quando tinha apenas dois anos de idade, o pai o abandonou, deixando sua mãe e o irmão mais velho em graves dificuldades financeiras. A família, então, voltou para a cidade natal da mãe de Stephen e viveu constantemente mudando para diversas cidades nos Estados Unidos.
Em 1966, entrou para a Universidade de Maine, onde ele escrevia uma coluna intitulada “King’s Garbage Truck” para o jornal estudantil, o “Maine Campus”.
King ensinou na Academia Hampden em Maine e passou a escrever à noite e nos fins de semana, produzindo contos, histórias curtas para revistas e continuou a trabalhar nos romances.
Ele fez sua primeira venda profissional de contos em 1967 para Startling Mystery Stories.
Casou-se em 1971 com Tabitha Spruce, que ele conheceu na biblioteca da universidade quando ainda eram estudantes.
Em 1973, a editora Doubleday & Co., aceitou o romance Carrie para publicação, proporcionando a Stephen os meios para deixar o ensino e escrever em tempo integral.
Fato curioso sobre Carrie…
Os editores tinham o pensamento que um autor deveria se limitar a um livro por ano para não saturar o mercado literário, e King, portanto, teve a ideia de escrever com outro nome, afim de aumentar a sua publicação, sem que para isso acabasse saturando a “marca King”.
Ele convenceu a editora Signet Books, a imprimir esses romances sob um pseudônimo.
Richard Bachman foi o pseudônimo escolhido por Stephen King para lançar alguns de seus livros no auge de sua carreira.
Os primeiros livros de Bachman, Rage (1977), The Long Walk (1979), Roadwork (1981) e The Running Man (1982) foram dedicados a pessoas próximas a ele, além do fato de trabalhar com referências obscuras a sua própria identidade.
Esses indícios, para não mencionar a semelhança entre os estilos dos dois autores literários, despertou as suspeitas dos fãs de horror e varejistas.
King negava constantemente qualquer ligação com Bachman.
Seus livros já tiveram uma série de adaptações para televisão e cinema, sendo os mais famosos “Carrie”, com duas versões cinematográficas, em 1976 e 2013; “O Iluminado”, de 1980; “Conta Comigo”, de 1986; “O Nevoeiro”, de 2007”; “IT”, em 1990 e 2017 e “Cemitério Maldito”, em 2019.
Alguns dos romances de Stephen King
Carrie, a Estranha (1974)
A romance é ambientado em 1979 e gira em torno de Carrie White, uma garota impopular na escola, sem amigos, e que recorrentemente sofre abusos de sua mãe. Quando chega ao seu limite durante o baile de formatura, decide usar seus poderes telecinéticos para se vingar daqueles que a atormentavam.
Salem (ou A Hora do Vampiro – 1975)
A história gira em torno de Ben Mears e a cidade de Jerusalem’s Lot. Ah! Mas porque é sobre um personagem e uma cidade inteira? Porque Ben nasceu e passou a infância na cidade, 25 anos depois retorna como um autor com uma carreira promissora. Porém, coisas muito bizarras começam a acontecer em Jerusalem’s.
Iluminado (1977)
Jack Torrance é um escritor que coleciona fracassos, problemas com álcool e seu temperamento explosivo. Mas, eis que surge uma oportunidade para ele recomeçar junto à família. Jack aceita o emprego temporário de zelador do Hotel Overlook, que durante o inverno fica totalmente fechado para o público e isolado.
A Torre Negra: O Pistoleiro (1982)
A Torre Negra é uma série de 7 livros, sendo O Pistoleiro o primeiro deles – e é este o motivo dele estar na lista. Vários desses livros da série são tidos pelos fãs como os melhores de King.
Misturando alta fantasia, faroeste, ficção científica e terror, Stephen King monta uma narrativa em volta de um pistoleiro em direção a uma torre, a Torre Negra, cuja natureza é tanto física quanto metafórica no escuro.
Lista com os 7 livros da série A Torre Negra:
- O Pistoleiro (1982);
- A Escolha dos Três (1987);
- As Terras Devastadas (1991);
- Mago e Vidro (1997);
- Lobos de Calla (2003);
- A Canção de Susannah (2004);
- A Torre Negra (2004).
Depois (2021)
Depois é a história de um garotinho que vê e conversa com gente morta.
A mais recente obra de Stephen King, Depois, é diferente de quase tudo que o autor já lançou. A primeira grande diferença está em sua capa. Ilustrada bem ao estilo pulp, ela já demonstra que tem algo incomum ali dentro.
Livros de contos de Stephen King
Tripulação de esqueletos (1985)
Uma misteriosa neblina encobre uma pequena cidade no Meine, trazendo perigos e suspense para os humanos.
Depois da Meia-noite (1990)
Em Depois da Meia Noite, King reúne 4 histórias sobre pessoas que, acostumadas à uma realidade cotidiana e palpável, encontram-se subitamente envolvidas por acontecimentos que desafiam a sanidade. O ato de “depois da meia noite” não refere ao sentido literal do andar do relógio, e sim a transição entre realidades.
Toda essa jornada até o lançamento do primeiro sucesso de Stephen é retratada de forma bem humorada no livro Sobre a Escrita – A Arte em Memórias, lançado no Brasil pela editora Suma.
Com pouco mais de 250 páginas, Sobre a Escrita foi eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção.
Stephen recebeu em 2003 a Medalha da Fundação Nacional do Livro por Contribuição Distinta às Letras Americanas e a Medalha Nacional de Artes de 2014.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a vida de Stephen e ainda ficou curioso??!!
Separamos dois sites bem bacanas que contam mais detalhes sobre a vida do grande mestre do terror https://www.stephenking.com.br/ , https://stephenking.com/the-author/ e um vídeo bem curtinho produzido pelo youtuber Filipe Figueiredo do canal Nerdologia.
Boa diversão!!!
Fontes:
https://stephenking.com/the-author/
https://www.stephenking.com.br
https://www.livrobingo.com.br/livros-stephen-king