Biblioteca Indica 16ª edição homenageia Maurício de Sousa e Ziraldo

Publicado em

16.ed. Biblioteca Indica

Queridos leitores,

Na 16ª edição do Biblioteca Indica, a Equipe da Biblioteca Hélio Fontes homenageia dois grandes cartunistas da nossa literatura e que estão “apagando as velinhas” no mês de outubro.

Vamos ver se você descobre quem são?

Seu nome tem origem em uma homenagem feito pela junção dos nomes dos seus pais:

 Zizinha + Geraldo = Adivinhou?

Pois bem, estamos falando de Ziraldo Alves Pinto ou simplesmente Ziraldo como é muito mais conhecido.

Ziraldo é caricaturista, cartunista, pintor, colunista, cronista, desenhista, dramaturgo, humorista, chargista, jornalista e escritor.

Nasceu na cidade conhecida como Caratinga em Minas Gerais, no dia 24 de outubro de 1932 e teve seu primeiro desenho publicado aos 6 anos de idade no jornal Folha de Minas.

Em 1949 veio com a avó para o Rio de Janeiro, onde estudou por dois anos no colégio Moderna Associação de Ensino (MABE), retornando em 1950 para Caratinga e concluindo o científico no Colégio Nossa Senhora das Graças.

Fazia algumas colaborações mensais na revista “ERA uma VEZ’, mas foi em 1954 que começou a trabalhar no jornal “Folha da Manhã” com apenas 22 anos.

Em 1957, alcança reconhecimento nacional ao criar histórias em tirinhas do personagem Pererê dentro da revista “O Cruzeiro”.

Em outubro de 1960, Ziraldo lançou a primeira revista brasileira de quadrinhos e colorida, de um só autor, intitulada “Turma do Pererê”.

Em 1969, Ziraldo lançou seu primeiro livro infantil “Flicts”, que relata a história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo.

E desde então não parou mais, títulos como Jeremias, o Bom (1969), O Planeta Lilás (1979), O Menino Maluquinho (1980), A Bela Borboleta (1980), O Bichinho da Maçã (1982), O Joelho Juvenil (1983), Os Dez Amigos (1983), O Menino Mais Bonito (1983), O Pequeno Planeta Perdido (1985), O Menino Marrom (1986) entre outros, foram incorporados ao acervo de títulos que certamente você já leu.

O outro cartunista será fácil decifrar, basta apenas mencionar qualquer personagem das suas revistas que logo serão capazes de relacionar criador e criação.

Bidu, Franjinha, Mônica, Cebolinha, Chico Bento e por aí vai.

Sim. Estamos falando de Mauricio de Sousa!!

Nascido em 27 de outubro de 1935 em Santa Isabel, município do Estado de São Paulo. Filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa, o cartunista cresceu em um ambiente repleto de arte, livros e cultura.

Sua carreira de desenhista teve início na sua adolescência, fazendo cartazes e ilustrações para os jornais da cidade de Mogi das Cruzes.

Convencido do amor a sua arte, mudou-se para São Paulo em 1952, onde conseguiu uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã.

Em 1959, Mauricio teve a oportunidade de apresentar uma tira com uma historinha dos personagens Bidu e Franjinha, que foram os seus primeiros personagens, seguidos por Cebolinha (1960), Piteco (1961), Cascão (1961), Mônica e Magali (1963) e etc.

Mauricio é o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.

Mônica foi a primeira personagem de histórias infantis a receber o título de “Embaixadora do UNICEF”, além de Embaixadora do Turismo Brasileiro.

E Mauricio não para de nos surpreender, em 2008 criou a Turma da Mônica Jovem que teve mais de um milhão e meio de exemplares dos quatro primeiros números da revista vendidos.

Em comemoração aos seus 86 anos, podemos esperar a publicação do livro chamado  “Sou um rio” que será o seu primeiro livro sem os seus traços e sem os personagens das revistinhas.

É pra comemorar né!!

Parabéns Ziraldo e Mauricio de Sousa!!!

É possível assistir o encontro dessas duas lendas nos vídeos do canal da TV Brasil

Ziraldo entrevista Mauricio de Souza no ABZ do Ziraldo – parte 1

https://www.youtube.com/watch?v=KGdpmWxt6Qk&t=0s

Maurício de Sousa no ABZ do Ziraldo – parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=us0jHLaw4xY

Vale a pena conferir também o vídeo produzido pelo pessoal do canal Tudo sobre a Turma da Mônica que mostra os personagens da turma que estão completando 60 anos em 2021.

Se você quiser conhecer um pouco mais da vida do Mauricio de Sousa  e do Ziraldo pode consultar através dos links:

https://www.ebiografia.com/ziraldo/ e

https://escola.britannica.com.br/artigo/Maur%C3%ADcio-de-Sousa/483571

Fontes:

Ziraldo

https://www.ebiografia.com/ziraldo/

https://www.jb.com.br/cadernob/2019/10/1017714-documentario-sobre-ziraldo-e-a-turma-do-perere-passa-em-revista-o-saldo-da-cultura-moderna-no-brasil.html

https://www.youtube.com/watch?v=rwZ7UQyWCDU

Mauricio de Sousa

https://monica.fandom.com/pt-br/wiki/Mauricio_de_Sousa

http://www.institutomauriciodesousa.org.br/

https://escola.britannica.com.br/artigo/Maur%C3%ADcio-de-Sousa/483571

https://www.youtube.com/watch?v=2RQPf_wgcc0

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2021/10/09/mauricio-de-sousa-lanca-seu-primeiro-livro-solo-sem-a-turma-da-monica-veja.htm

https://www.youtube.com/channel/UChjZPUIZMX5MD9L0NUKcwOw

Categorizado em #BibliotecaIndica, Biblioteca

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress