Professores de Português do ENII promovem Projeto ‘Ser diferente é normal’

Publicado em

Cópia de 70 anos principal

Num momento de transição, representado pela passagem do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental, é frequente que, motivado pela natural insegurança causada pelas transformações intrínsecas ao momento de vida e das novidades trazidas pelo novo segmento, o alunado que ingressa no segundo segmento do Ensino Fundamental tenda à homogeneização e ao repúdio às diferenças. É nesse contexto que surgem fenômenos como a intolerância, o bullying e o isolamento. A fim de prevenir esta realidade, além de reafirmar valores como o companheirismo, a fraternidade e a solidariedade, foi concebido o projeto “Ser Diferente é Normal”.

Durante o 1º trimestre de aulas, as turmas de 6º ano receberam, via PNLD Literário, a graphic novel Não era você que eu esperava (autoria Fabien Toulmé, editora Nemo). A obra trata da relação entre um pai e uma filha com Síndrome de Down, de maneira sensível, delicada e emocionante. Durante as aulas de Língua Portuguesa, foram realizadas rodas de leitura nas salas de aula, de modo a desenvolver a oralidade, a interpretação textual e o letramento literário do alunado.

Para além da questão específica da obra, os professores ampliaram a temática, de modo que o respeito às diferenças seja prática constante no cotidiano escolar do 6º ano E.F. A canção “Ser Diferente é Normal”, interpretada pelos cantores Gilberto Gil e Preta Gil, serviu como fio condutor de todas as discussões. Para encerrar o trimestre e possibilitar o aprofundamento das questões levantadas durante as aulas, foi elaborado o ciclo de eventos a seguir, que terá lugar nas turmas durante o mês de julho/ 2022.

Categorizado em Alunos, Eventos, Notícias, Português

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress