CPII promove campanha do Outubro Rosa

Publicado em

outubro_rosa_680

A Equipe de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor, através da Seção de Capacitação, Saúde e Planejamento Organizacional (SCSPO) do Colégio Pedro II, promove a campanha do Outubro Rosa.

O Outubro Rosa é um movimento internacional anual realizado em outubro, iniciada na década de 90 nos EUA, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é a neoplasia que mais atinge mulheres no mundo todo e, cujo símbolo da prevenção — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada em Nova York.

No Brasil, onde o câncer de mama é o que mais mata a população feminina, teve início em 2002 com a iluminação do Obelisco no Ibirapuera (SP) com luzes cor de rosa, porém, somente 2008, ganhou força com campanhas em várias cidades e instituições brasileiras. O INCA começou a participar da campanha em 2010, com a promoção de espaços de discussão e conscientização sobre a doença. A partir do ano seguinte, a prevenção sobre o colo do útero também foi incluída nas ações de diversos estados, pois é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina mundial (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil (INCA,2021).

Portanto a mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade como observaremos nos pôsteres a seguir:

Informativo Câncer de Mama

Informativo Câncer de Cólo de Útero

 

Assessoria de Comunicação Social

Categorizado em Alunos, Notícias, Servidores

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress