Inscrições para Desafio Soutec, do Ministério da Educação, ficam abertas até 23/10

Publicado em

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1º série do Ensino Médio de escolas públicas podem participar do desafio, que quer ampliar o conhecimento dos jovens sobre cursos técnicos
Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1º série do Ensino Médio de escolas públicas podem participar do desafio, que quer ampliar o conhecimento dos jovens sobre cursos técnicos

Para despertar o interesse das (dos) jovens sobre a realização de cursos técnicos, a Secretaria de educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), promove o Desafio Soutec.

A ação incentiva estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas a desenvolverem soluções inovadoras para difundir o uso do aplicativo Soutec, criado por pesquisadores brasileiros para ajudar na escolha de um curso técnico. Além disso, as (os) participantes podem elaborar adaptações visuais e de conteúdo para tornar a ferramenta mais acessível e também criar novas funcionalidades tecnológicas que auxiliem as (os) usuários na seleção profissional.

As inscrições para participar da iniciativa são gratuitas e ficam abertas até 23 de outubro.

☞ Acesse aqui o formulário online de inscrição.

As (os) participantes do concurso poderão enviar propostas em cinco categorias: estratégias para estimular o uso do aplicativo Soutec; novas funcionalidades para o aplicativo Soutec; aprimoramentos para que o aplicativo seja mais atraente ao jovem; adaptações para tornar o aplicativo mais acessível e inclusivo e soluções tecnológicas inovadoras para ajudar os jovens na escolha profissional.

Os três melhores classificados de cada categoria ganharão certificado de menção honrosa e receberão assistência online da equipe da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), que desenvolveu o aplicativo Soutec. Quem conquistar a primeira colocação ainda participará de um evento presencial de Reconhecimento das Propostas em Brasília, durante a Semana Nacional de Educação profissional e Tecnológica 2022, prevista para acontecer no mês de novembro.

Confira o edital completo do Desafio Soutec.

 

Sobre o aplicativo Soutec

A ferramenta foi lançada pelo MEC com o intuito de auxiliar os jovens no planejamento de suas carreiras profissionais. No aplicativo, o usuário pode realizar um teste de orientação profissional, que apresenta resultado com os perfis e o detalhamento da profissão que mais combina ele. Além disso, o app indica aos jovens os cursos técnicos ofertados, considerando a localização informada.

O Soutec é gratuito e está disponível para download tanto para Android como para IOS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Campus Tijuca II

Categorizado em Alunos, Notícias

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress