Médio Integrado

Ensino Médio Integrado  – Técnico em Instrumento Musical

Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) apresentou à sociedade brasileira a proposta do ensino médio inovador, que determinou uma mudança profunda nas diretrizes curriculares do ensino médio e objetivou terminar com o dualismo entre as funções propedêutica e profissionalizante, promovendo um ensino unificador, criando o “ensino médio nacional”. (Lei 12.061/2009) Foi dentro desse pensamento que o Ensino Médio Integrado – Técnico em Instrumentos Musicais do Colégio Pedro II foi criado, para proporcionar ao aluno uma formação geral associada a uma formação profissional.

A Educação Musical desenvolvida no colégio desde a Educação Infantil,assim como as atividades extraclasses, tais como, corais, conjuntos instrumentais, aprendizagem de instrumentos variados despertam o interesse de vários alunos pela música a nível profissional. Sendo assim, O Ensino Médio Integrado – Técnico em Instrumentos Musicais veio atender a demanda desses alunos e também de jovens egressos de outras instituições que desejem desenvolver o currículo de formação geral do Ensino Médio e as diferentes áreas de conhecimento que o compõem, dentro da Educação Básica, simultâneo a uma formação profissional na área da música.

Os alunos ao final do curso estarão habilitados para atuarem como músicos profissionais em diferentes conjuntos musicais (bandas, conjuntos vocais e instrumentais diversos, orquestras etc.) e como músicos individuais em diferentes espaços culturais e instituições, além de estúdios de gravação e espaços da mídia. Estarão preparados para o prosseguimento dos estudos de música em nível superior, se assim desejarem, tendo adquirido as aptidões necessárias para realizar o Teste de Habilidade Específica (THE) exigido nos processos seletivos das Universidades. Poderão prestar concursos para as Forças Armadas (Corpo de Bombeiro, Aeronáutica, Marinha, Exército, Polícia Militar, e Banda da Guarda Municipal, entre outras) e também estarão aptos para exercer a função de instrutores de cursos livres de música, públicos ou privados, ou em outras modalidades que requeiram nível técnico.

Os candidatos ao Ensino Médio Integrado – Técnico em Instrumentos Musicais sofrem um processo de seleção interna para ingresso no curso. Esse processo deve aferir as competências e habilidades musicais intuitivas e naturais e as competências e habilidades específicas na percepção musical e conhecimento da estruturação musical básica, além da execução musical, que são fundamentais para o desenvolvimento de sua capacitação no curso técnico. Alunos egressos do Colégio Pedro II não estão isentos da prova prática instrumental para ingresso no Ensino Médio Integrado – Técnico em Instrumentos Musicais.

     O currículo profissionalizante do Ensino Médio Integrado – Técnico em Instrumentos Musicais é composto de seis disciplinas na área da música:

  • Percepção Musical
  • Harmonia de Teclado
  • Prática Coral
  • Música/Sociedade e Cultura
  • Prática de Conjunto
  • Prática Instrumental (violão, flauta transversal e piano) – Prática escolhida pelo aluno ao ingressar no curso.

Os alunos matriculados no curso assistem às aulas das disciplinas profissionalizantes na Escola de Música do Campus Realengo II em turno oposto às aulas das matérias do currículo de formação geral.