Perguntas Frequentes (FAQ)
Atualizado em: 13 de janeiro de 2023.
— PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (FAQ) —
PERGUNTA #1: Quando iniciarão as aulas do semestre letivo 2022/2?
RESPOSTA:10 de outubro, conforme publicado no site do Colégio.
PERGUNTA#2: Quando ocorrerá a conferência presencial para apresentar os documentos originais da matrícula online e as cópias?
RESPOSTA: As turmas que ingressaram em 2020 deverão apresentar de 5 a 16 de dezembro, entre 15h e 21h. Em caso de dúvidas, enviar para <secretariagraduacaocr2@cp2.g12.br>.
As turmas que ingressaram em 2021 ou 2022 deverão aguardar divulgação do cronograma.
PERGUNTA #3: Como peço carteirinha de estudante?
RESPOSTA: A carteirinha estudantil é feita pelo servidor Marcelo (Setor de Comunicação Social): <comunicar2@cp2.g12.br>. No email de solicitação, envie sua foto, seu nome completo, curso, data de nascimento e CPF. A entrega é feita por estudantes/representantes de cada curso (veja a distribuição no instagram oficial do DCE).
PERGUNTA#4: Como peço declaração para o Passe Livre Universitário?
RESPOSTA: Para solicitar a declaração, preencha o Requerimento Geral, lembrando de assinar como consta na identidade, e indicar nas observações que é para o(a) estudante apresentar Riocard.
Envie o Requerimento e identidade em PDF para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.
Obs: Informações sobre quem tem direito, documentos necessários e como fazer o agendamento estão disponíveis em Riocard_Passe Livre Universitário e no site da Secretaria Municipal de Transportes – SMTR. Mais informações em:
– https://carioca.rio/servicos/informacoes-sobre-gratuidade-em-onibus/
– https://atende.riocardmais.com.br/wp-content/themes/riocardresponde/pdf/regras-gratuidade-1.8.pdf
PERGUNTA #5: Posso pedir Trancamento de Matrícula ou de Disciplina(s)?
RESPOSTA: Os pedidos de trancamento do semestre letivo 2022.2 podem ser feitos até 9 de dezembro de 2022, conforme Portaria nº 819/2022 mediante envio do Requerimento Geral da Graduação e cópia do RG (documento de identificação) para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.
Os pedidos fora do prazo também são feitos mediante abertura de processo, preenchendo o Requerimento Geral e envio com o documento de identificação, em PDF, para os 2 setores indicados nas instruções. As justificativas devem ser elencadas no campo de Observações do Requerimento. ATENÇÃO: O pedido, quando feito fora do prazo, será analisado pelo Colegiado do curso, podendo ser deferido ou não.
PERGUNTA #6: Posso solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas em outra graduação?
RESPOSTA: Sim, em caso de pedido de equivalência de disciplinas consultar a Portaria nº 1664. Envie os documentos listados na Portaria nº 1664 acompanhado do Requerimento Geral da Graduação e cópia do RG (documento de identificação) para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do requerimento. O pedido é analisado por professores(as) do curso.
PERGUNTA #7: O Pedro II oferece auxílio moradia, bolsa, auxílio estudantil etc?
RESPOSTA: O Pedro II não oferece moradia estudantil. Sobre as bolsas, os editais são publicados no site do Colégio. Em caso de dúvida, entre em contato com o Setor de Assistência Estudantil do Campus Realengo II: <aer2@cp2.g12.br>.
PERGUNTA #8: Como peço cancelamento (desligamento) do curso?
RESPOSTA: O cancelamento é o desligamento da matrícula do(a) estudante. Para solicitar, ele(a) (se for maior) deve preencher o Requerimento Geral da Graduação e enviar com o documento de identificação, para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.
PERGUNTA #9: Como peço transferência?
RESPOSTA: Segue a publicação sobre transferência interna e externa:
PERGUNTA #10: Como solicitar o destrancamento para retornar no semestre letivo 2023.1?
RESPOSTA: Aguarde a divulgação da Portaria que indicará os prazos para 2023. Divulgaremos no blog da Graduação. Provavelmente sairá no final de março de 2022, quando termina o semestre letivo 2022.2.
[Fim da publicação]