Perguntas Frequentes (FAQ)
–
Página atualizada em: 26 de maio de 2023, por Secretaria da Graduação ❤
— PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (FAQ) —
PERGUNTA #1: Quando inicia o semestre letivo 2023.1?
RESPOSTA: 17 de abril de 2023.
A distribuição das salas de acordo com a turma/licenciatura está disponível nos murais do Campus.
PERGUNTA#2: Quando ocorrerá a conferência presencial para apresentar os documentos originais da matrícula online e as cópias?
RESPOSTA: As turmas que ingressaram em 2021 ou 2022 deverão aguardar divulgação do cronograma.
As turmas que ingressaram em 2023 devem aguardar cronograma. A entrega está prevista para alguma data até julho de 2023.
E as datas das entrevistas PPI são divulgadas no site do Colégio pela DGrad <contato.dgrad@cp2.g12.br>
PERGUNTA #3: Como peço carteirinha de estudante?
RESPOSTA: A carteirinha estudantil é feita pelo servidor Marcelo (Setor de Comunicação Social): <comunicar2@cp2.g12.br>. No email de solicitação, os estudantes com matrícula ativa devem enviar: sua foto, seu nome completo, curso, data de nascimento e CPF. A entrega é feita por estudantes/representantes de cada curso (veja a distribuição no instagram oficial do DCE).
PERGUNTA#4: Como peço declaração para o Passe Livre Universitário?
RESPOSTA: Para solicitar a declaração, preencha o Requerimento Geral, lembrando de assinar como consta na identidade, e indicar nas observações é para o(a) estudante apresentar na Riocard. Lembre-se de informar seu endereço completo nas Observações: rua, número, bairro, CEP.
Envie o Requerimento e identidade em PDF para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.
Obs: Informações sobre quem tem direito, documentos necessários e como fazer o agendamento estão disponíveis em Riocard_Passe Livre Universitário e no site da Secretaria Municipal de Transportes – SMTR. Mais informações em:
– https://carioca.rio/servicos/informacoes-sobre-gratuidade-em-onibus/
– https://atende.riocardmais.com.br/wp-content/themes/riocardresponde/pdf/regras-gratuidade-1.8.pdf
PERGUNTA #5: Posso pedir Trancamento de Matrícula ou de Disciplina(s) do semestre letivo 2023.1?
RESPOSTA: Os pedidos de trancamento do semestre letivo 2023.1 vão de 17/04/23 a 16/06/23, mediante envio do Requerimento Geral da Graduação e cópia do RG (documento de identificação) para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.
Os calouros só terão o pedido de trancamento de matrícula deferidos caso atendam as exigências previstas no art. 175 do Regimento Geral da Graduação.
Os pedidos fora do prazo também são feitos mediante abertura de processo, preenchendo o Requerimento Geral e envio com o documento de identificação, em PDF, para os 2 setores indicados nas instruções. As justificativas devem ser elencadas no campo de Observações do Requerimento. ATENÇÃO: O pedido, quando feito fora do prazo, será analisado pelo Colegiado do curso, podendo ser deferido ou não.
PERGUNTA #6: Posso solicitar aproveitamento (equivalência) de disciplinas cursadas em outra graduação?
RESPOSTA: Para solicitar, junte a seguinte documentação:
– Requerimento Geral da Graduação
– Cópia do RG ou documento de identificação com CPF
– Históricos oficiais das disciplinas que indicar na Tabela
– Ementas oficiais das disciplinas que indicar na Tabela
Envie toda a documentação em PDF para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do requerimento. O pedido é analisado por professores(as) do curso. Após emissão do parecer, o processo é encaminhado via email para o(a) estudante para ciência do resultado.
Ressaltamos que o(a) estudante deverá cursar a disciplina enquanto não houver emissão de parecer positivo do Colegiado do curso, pois o pedido pode ser deferido ou não.
PERGUNTA #7: O Pedro II oferece auxílio moradia, bolsa, auxílio estudantil etc?
RESPOSTA: O Pedro II não oferece moradia estudantil. Sobre as bolsas, os editais são publicados no site do Colégio. Em caso de dúvida, entre em contato com o Setor de Assistência Estudantil do Campus Realengo II: <aer2@cp2.g12.br>.
PERGUNTA #8: Como peço cancelamento (desligamento) do curso?
RESPOSTA: O cancelamento é o desligamento da matrícula do(a) estudante. Para solicitar, ele(a) (se for maior) deve preencher o Requerimento Geral da Graduação e enviar com o documento de identificação, para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento.
PERGUNTA #9: Como peço transferência?
RESPOSTA: Segue a publicação sobre transferência interna e externa:
http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2023/MAR/ERRATA%20n%C2%BA2.EDITAL%2001.2023.DGRAD.PROEN.pdf
PERGUNTA #10: Como solicitar o destrancamento para retornar no semestre letivo 2023.1?
RESPOSTA: De 10/04/23 a 20/04/23, conforme: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2023/MAR/Comunicado%20Acad%C3%AAmico.DGRAD.2023.pdf
PERGUNTA #11: Como solicito Declaração simples para estágio, emprego, plano de saúde etc?
RESPOSTA: Preencher o Requerimento Geral da Graduação e enviar com o documento de identificação, para os 2 setores indicados nas instruções (página 2) do Requerimento. Indicar nas observações caso tenha algum dado específico para a Declaração.
PERGUNTA #12: Como solicito inscrição nas eletivas em 2023.1?
RESPOSTA: De 15h de 03/04/23 até 23h59 do dia 13/04/23.
Nas de língua estrangeira: https://forms.gle/LUfN73r61sE9QtK79
Nas demais eletivas: contactar a Coordenação Pedagógica do Curso e verificar o procedimento.
[Fim da publicação]