- Apresentação
- Princípios político-pedagógicos
- Modalidades de Ingresso
- Competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo licenciando em Geografia
- Objetivos da Licenciatura em Geografia
- Campo de atuação profissional e perfil do egresso
DENOMINAÇÃO: Curso de Geografia – Licenciatura.
MODALIDADE: Presencial.
TITULAÇÃO CONFERIDA: Licenciado(a) em Geografia.
ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Humanas / Geografia.
TURNO: Noturno (com possíveis atividades no turno vespertino).
REGIME: Semestral.
INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO:
a) Previsto: 8 (oito) semestres letivos.
b) Mínimo: 07 (sete) semestres letivos.
c) Máximo: 16 (dezesseis) semestres letivos.
NÚMERO DE VAGAS OFERTADAS: 40 por ano.
FORMAS DE INGRESSO: Definidas de acordo com o Regimento Geral da Licenciatura do Colégio Pedro II.
RESOLUÇÃO E PORTARIA DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 03 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Colégio Pedro II, de 17 de dezembro de 2018.
CARGA HORÁRIA: 3340h.
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO CURSO:
a) Aulas teóricas: 2200h.
b) Prática como Componente Curricular: 420h.
c) Atividades Complementares: 200h.
d) Estágio Curricular Supervisionado: 400h.
e) Trabalho de Conclusão de Curso: 120h
Coordenação: Prof. Dr. Tiago Nogueira Galinari
Coordenação-Adjunta: Prof. Me. Leonardo Oliveira da Silva
Apresentação
O curso de Licenciatura em Geografia se articula de maneira integrada com os cursos de licenciatura em Geografia, História e Filosofia. Nestes cursos, a formação é realizada diretamente por professores-pesquisadores com ampla e contínua atuação na Educação Básica e com vivências e experiências nas redes públicas e privadas. A criação das licenciaturas integradas em humanidades envolveu princípios e objetivos pedagógicos comuns, tendo em vista que todos partem de uma abordagem decolonial.
Ao oferecer licenciaturas com estruturas curriculares integradas, o Colégio Pedro II promove uma formação com concepções mais amplas, estimulando a produção social do conhecimento e seu compartilhamento, bem como a construção do pensamento científico de modo interdisciplinar, tendo a pesquisa e a prática pedagógica como princípios formativos. Desta forma, o núcleo comum das licenciaturas integradas em humanidades está constituído por três eixos norteadores, a saber: eixo decolonial; eixo pedagógico; e eixo metodológico. Tal proposta tem como meta promover uma ação pedagógica mais reflexiva e, partindo de uma fundamentação interdisciplinar, estimular e fortalecer o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.
Assim, partindo de uma concepção teórico-metodológica decolonial, o curso de licenciatura em Geografia do Colégio Pedro II valoriza a interdisciplinaridade e prioriza a formação de professores-pesquisadores capazes de atuar pedagogicamente com sensibilidade e responsabilidade em um mundo que se transforma rápida e constantemente.
Princípios político-pedagógicos
As Licenciaturas ofertadas pelos Departamentos do Colégio Pedro II estão amparadas nos seguintes princípios político-pedagógicos de sua prática formativa:
- Promover a autonomia de pensamento e ação, capacidade de articulação entre saberes, pluralidade de ideias, valores e concepções pedagógicas, respeito à alteridade e apreço ao diálogo – princípios estes condizentes com uma sociedade democrática, aberta, includente e igualitária.
- Valorizar a cidadania e a dignidade da pessoa humana nos termos consagrados pela Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), de 1988.
- Construir uma sociedade livre, justa e solidária, que valorize a solução democrática dos conflitos e controvérsias, bem como favoreça a promoção dos direitos humanos, particularmente o direito à igualdade de oportunidades para todos aqueles que, brasileiros ou estrangeiros, habitam o Brasil.
- Garantir uma educação pública, laica, gratuita e de excelência que contribua para a inclusão de indivíduos, grupos ou populações historicamente vulneráveis, marginalizados ou com necessidades especiais, a preservação das identidades individuais, sociais e étnico-raciais, bem como para a promoção das liberdades individuais, coletivas e do meio ambiente natural.
- Comprometer-se com o resgate e a valorização das matrizes de pensamento e ação que deram origem à nossa amefricanidade, quer dizer, as tradições indígenas, africanas e afrobrasileiras, ao reconhecer a justiça cognitiva como um pilar para a descolonização de nossos currículos, pedagogias e metodologias. Visando formar pessoas comprometidas com a proposta de diálogos interculturais capazes de despertar e promover a possibilidade de outros projetos de mundo, existência e convivência mais justos e plurais.
- Formar professores capazes de questionar e superar modelos pedagógicos e institucionais marcados pela colonialidade, que exercem o apagamento e a desvalorização de saberes não Ocidentais e tradições teóricas e práticas historicamente subalternizadas e invisibilizadas na educação formal. Neste sentido, os professores devem ser capazes de criticar o papel que a educação básica desempenha na formação de subjetividades, compreensões de realidade e seus desdobramentos políticos e éticos, ao selecionar determinados conteúdos, formas e narrativas e excluir outras, se tornando capazes de assumir decisões pedagógicas que fomentem, sobretudo, o combate ao racismo, à lgbtfobia, ao sexismo e qualquer opressão de gênero ou classe, dentro e fora da escola.
- Exercitar uma prática educativa democrática, cuja ênfase na formação de professores por meio do desenvolvimento da criticidade e da adoção de posturas não-dogmáticas, capazes de permitir a compreensão do horizonte histórico-existencial de cada pessoa através do conhecimento de si e da coletividade em que está inserida, bem como o desenvolvimento de ações responsáveis no mundo, mediante o cuidado consigo mesmo, com os outros e com a vida em todas as suas manifestações. Neste sentido, compreende-se a educação como um processo que demanda a consciência de sua responsabilidade social, política, ética, ambiental, além de uma disponibilidade afetiva para a relação com crianças, jovens e adultos em formação.
Modalidades de Ingresso
O ingresso no Curso de Licenciatura em Geografia se dá por meio de processos seletivos, de acordo com os regulamentos aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Colégio Pedro II. Assim, o ingresso pode ocorrer através de três formas, concomitantes ou não, à critério do Colégio Pedro II.
- Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) / SISU (Sistema de Seleção Unificado): Seguindo as normativas vigentes desde 2009, o ENEM pode ser regularmente utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior, sendo, pois, uma alternativa para o ingresso no curso de licenciatura em tela.
- Processo Seletivo Próprio: Em respeito ao art. 207, §2º da CRFB/1988, os resultados do ENEM podem ser combinados ou não com seus processos seletivos próprios.
- Convênios firmados com Instituições de Ensino Superior ou órgãos governamentais, nacionais ou estrangeiros, para realização de cursos completos ou parte deles, que podem conferir ao estudante um grau acadêmico ou dupla diplomação.
- Excepcionalmente, pode ocorrer o ingresso via transferência ex-officio de estudante matriculado em outra Instituição de Ensino Superior, desde que preencha os requisitos previstos na legislação brasileira.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo licenciando em Geografia
O Curso de Licenciatura em Geografia oferecido pelo Departamento de Geografia do Colégio Pedro II fomenta o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
- Dominar a linguagem oral e escrita.
- Dominar as teorias, técnicas e práticas concernentes ao ensino e à aprendizagem da Geografia.
- Conhecer os fundamentos teóricos-conceituais da Geografia.
- Dominar os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa geográfica.
- Conhecer os debates teóricos contemporâneos da Geografia.
- Definir e apoiar temas de pesquisa relevantes em Geografia e desenvolvê-los de forma fortemente integrada com as atividades cotidianas de ensino e extensão.
- Construir autonomia intelectual e capacidade analítico-problematizadora da realidade socioespacial.
- Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas.
- Dominar métodos e instrumentos de pesquisa educacional voltados ao aprimoramento dos processos de aprendizagem, das práticas avaliativas e das propostas curriculares.
- Conhecer os fundamentos conceituais, institucionais e legislativos da Educação brasileira.
- Utilizar as tecnologias da informação e comunicação e aplicar no desenvolvimento da aprendizagem.
- Trabalhar de forma coletiva e colaborativa em equipes multiprofissionais, contribuindo por meio de seus conhecimentos específicos relacionados à Geografia e à docência.
- Desenvolver comprometimento ético, político e pedagógico com sua prática profissional.
Objetivos da Licenciatura em Geografia
Gerais
- Formar licenciados em Geografia comprometidos com a docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, além de conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo.
Específicos
- Estimular a autonomia intelectual e a capacidade reflexiva dos estudantes, possibilitando-lhes uma sólida formação humanística, na qual teoria e prática estejam integradas.
- Fornecer aos licenciandos uma sólida formação teórico-metodológica em Geografia.
- Garantir a integração entre ensino, pesquisa e extensão no contexto de uma educação pública, gratuita e de excelência que valorize as práticas e saberes dos educandos, inclusive aqueles com necessidades especiais, e dialogue com diferentes matrizes político-ideológicas, étnicas e culturais, em particular as diferentes culturas regionais, indígenas e afro-brasileiras.
- Formar profissionais aptos para lecionar a disciplina Geografia tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida as experiências práticas educacionais existentes no Colégio Pedro II.
- Formar licenciados cujas habilidades e competências os tornem aptos a problematizar a realidade social e contribuir na gestão e na organização das atividades didático-pedagógicas inerentes ao ensino de Geografia na Educação Básica.
- Formar profissionais capazes de integrar equipes inter ou multidisciplinares, em instituições públicas ou privadas, inclusive participando na elaboração de projetos político-pedagógicos inovadores; na proposição ou atuação em projetos e práticas que articulem ensino, pesquisa e extensão.
- Reconhecer as instituições de educação básica como espaços necessários à formação dos profissionais do magistério que reflita a especificidade da formação docente, assegurando organicidade ao trabalho das diferentes unidades que concorrem para essa formação.
- Formar professores que se entendam como agentes formativos de cultura e da necessidade de seu acesso permanente às informações, vivência e atualização culturais.
Campo de atuação profissional e perfil do egresso
O Curso de Licenciatura em Geografia oferecido pelo Departamento de Geografia / Colégio Pedro II, considerando as competências e habilidades a serem desenvolvidas e o perfil do profissional pretendido, permite que o egresso esteja apto para lecionar Geografia em instituições públicas ou privadas de educação básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Em função de sua formação de professor-pesquisador, o licenciado realiza assessoria pedagógica na área de Geografia e está capacitado para ministrar curso de curta duração em temas pertinentes às áreas de estudos afins à Geografia. Além disso, está apto a desenvolver projetos de pesquisas em educação e ensino de Geografia. Considerando as justificativas já apresentadas, a expectativa é que egressos atuem enquanto professores no Ensino Básico ou profissionais em projetos pedagógicos, especialmente na Zona Oeste carioca, em razão dos vínculos sociais, culturais e políticos dos egressos com essas localidades.