Atividade realizada pelas turmas 201 e 203 em Música – “Stripsopeias”

Publicado em

Stripsopeias 201 (HI) android_Moment

Ao longo das aulas de Educação Musical, as turmas 201 e 203 desenvolveram, com a prof.ª Juliana Chrispim, um trabalho de criação sonora e visual que foi transformado em vídeo.

O objetivo da proposta foi a exploração de sons, expressividades, recursos e efeitos vocais dialogando com o universo das onomatopeias, tão presentes em gibis e outras mídias de interesse das crianças.

Os materiais sonoros foram trabalhados por meio da relação com as imagens: letras grandes sugerindo sons mais fortes, letras pequenas inspirando sons suaves, repetição de letras indicando um som longo, onomatopeias pedindo sons agudos ou graves, etc.

As turmas sonorizaram diversas imagens de onomatopeias, viram vídeos relacionados ao assunto, cantaram canção que possui onomatopeias na letra. Em seguida, passaram para a criação de um trabalho, em grupo, onde produziram sua própria audiopartitura, selecionando sons, desenhando e escrevendo seus possíveis registros. Depois, cada grupo dedicou-se a explorar nuances e expressividade na execução vocal da sua própria partitura de imagens e onomatopeias. O último passo foi a gravação de áudio de cada interpretação, envolvendo o respeito e o silêncio dos colegas que assistiam e aguardavam a sua vez.

Esse trabalho foi inspirado na obra “Stripsody” (1966), de Cathy Berberian, que foi uma cantora e compositora norte-americana, dedicada à música contemporânea. Nessa obra, registrada em vídeo, Cathy explora os recursos expressivos de sua voz por meio dos sons de onomatopeias, ruídos e efeitos vocais. A partitura da música, produzida pela própria cantora, não utiliza os símbolos convencionais da escrita musical, mas desenhos, símbolos, letras, onomatopeias, explorando diferentes direções e tamanhos do texto.

Por causa dessa obra, demos o nome do vídeo de “Stripsopeias”.

Gostaríamos de compartilhar o resultado desse trabalho com vocês:

201

203

 

Equipe de Educação Musical

Categorizado em Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress