Projeto “Procura-se alguém valente” promove reflexões sobre conceito de valentia no Campus Humaitá I

Encontram-se no corredor do 2º andar do Campus Humaitá I, próximos às salas do SOEP e da Direção, cartazes do projeto “Procura-se alguém valente”, elaborado por Ingrid Marie de Moraes, professora de Artes Visuais do Campus Humaitá I, e Gabriel Castro, Assistente em Administração do Campus São Cristóvão II. O projeto faz parte do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Pedro II (ProfEPT), e baseia-se na campanha “UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” da Organização das Nações Unidas (ONU).
O mesmo material está exposto no Campus São Cristóvão II e já começou a ser utilizado como recurso didático no Engenho Novo I.

O trabalho tem como finalidade promover, na escola, reflexões acerca do conceito de valentia e como este não deve ser associado à violência, visando estimular a empatia, a cooperação e o repúdio a qualquer forma de violência ou preconceito.
Por meio de cartazes coloridos e um vídeo postado no YouTube, que pode ser acessado por QR Code, o projeto busca conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do diálogo e do respeito na convivência e na resolução de conflitos.
O projeto também é disparador de releituras por parte dos discentes. Estudantes do 5º ano começaram a criar seus próprios cartazes reelaborando, eles mesmos, o conceito de valentia. Confira, abaixo, alguns deles:
Veja também:
- “Procura-se alguém valente” chega ao Campus São Cristóvão II: http://www.cp2.g12.br/blog/saocristovao2/2019/12/10/projeto-procura-se-alguem-valente-promove-reflexoes-sobre-conceito-de-valentia/
- Vídeo produzido como disparador do projeto: https://youtu.be/FRFNz53rl04