Brincadeiras de papel [1º a 5º ano]

Publicado em

Logo Brinca em Casa

Olá, crianças!

Vamos brincar e tornar essa quarentena um pouco mais divertida. Chamem quem está em quarentena com vocês, podemos tornar esse tempo que estão juntos ainda mais animado.

Como estamos em isolamento, às vezes, temos pouco lugar para brincar, por isso fizemos essa seleção de jogos que vocês podem fazer na mesa de casa, mesmo sem muito espaço. Para isso, vocês vão precisar apenas de papel e canetas. Podem aproveitar aquele papel que já foi usado de um lado só e que vocês jogariam fora, ou aquele rascunho que você tem em casa. Assim, a gente evita gerar lixo e a natureza agradece.

Vamos começar?

Anagrama

Essa é uma brincadeira que pode ser feita com no mínimo 2 pessoas, mas não tem número máximo, então pode convidar todos e todas que estejam em casa de quarentena com você, até seu pet!  … Ops! Cachorro não dá… Dá sim, o pet não vai jogar, mas pode fazer companhia ; )

Para começar a diversão, cada pessoa deve ter um papel e uma caneta. Vocês devem escolher uma palavra-chave e escrever em cima do seu papel. Depois disso, basta escrever novas palavras utilizando apenas as letras da palavra-chave. Quando ninguém tiver mais ideias, conte os pontos e descubra quem ganhou. Cada letra vale um ponto, e quem fizer mais pontos ganha.

Exemplo: 

Palavra-chave – morango

  1. Amor – 4 pontos
  2. Rango – 5 pontos
  3. Morar – 5 pontos
  4. Goma – 4 pontos
  5. Mar – 3 pontos

Total: 21 pontos

Detetive de papel

Algumas crianças já fizeram essa brincadeira em forma de pique na Educação Física, mas hoje vamos ensinar uma maneira de brincar que exige pouco espaço e vocês podem ficar sentados.

Vocês vão precisar de no mínimo 5 pessoas. Cortem pedacinhos de papel (será necessária a mesma quantidade que o número de participantes) e escreva em um deles detetive e em outro assassino/a. No restante, você deve escrever vítima. Dobre bem e sorteie entre as pessoas envolvidas. 

O/A assassino/a deve matar as vítimas piscando para elas e a vítima deve dizer em voz alta “morri”. A função do/a detetive é descobrir quem é o/a assassino/a antes que ele/a mate todas as vítimas e, assim, dizer: preso em nome da lei. Então, termina a rodada. Mas o/a assassino/a deve ter cuidado, pois se ele/a tentar matar o/a detetive será preso/a e perderá o jogo.

Forca

Essa é uma brincadeira muito conhecida. 

É necessário brincar com no mínimo 2 participantes, e vocês precisarão de apenas uma folha de papel.

Alguém escolhe uma palavra e desenha uma forca vazia e traços que equivalem a cada letra da palavra. A(s) outra(s) pessoa(s) devem tentar acertar as letras para descobrir qual é a palavra escolhida. A cada erro uma parte do corpo é desenhada na forca, começando pela cabeça. Se o corpo estiver completo, perde-se o jogo. Vence quem conseguir descobrir mais palavras.

Sugestões: também pode-se escolher categorias, como nomes de filmes e programas de TV, comidas, lugares etc.

ef1

Adedanha de papel / Adedonha de papel / Stop

Uma das coisas mais legais das brincadeiras populares é a mudança de características de acordo com o local e época. Esse jogo é muito conhecido, mas em cada canto tem um nome diferente, então trouxemos essas três opções acima para vocês aprenderem.

Para começar, vocês vão precisar no mínimo 2 participantes, uma folha de papel e caneta para cada um. Escolham algumas categorias e façam uma tabela preenchendo as colunas com elas (por exemplo: nome, animal, cor, fruta, filme ou programas de TV, lugar etc.). A última coluna deve ser “TOTAL”. Depois, vocês devem sortear a letra com as mãos da seguinte maneira: enquanto se fala o nome do jogo, vocês balançam a mão e, assim que o nome acabar de ser dito, cada participante coloca um número com os dedos. Alguém será responsável por “contar” os dedos indicando a letra (cada dedo é uma letra do alfabeto). Você deve preencher as categorias com palavras que comecem com a letra sorteada. Quando a primeira pessoa acabar de preencher, deve gritar STOP! E todos devem parar de escrever e largar a caneta.

A contagem de pontos se dá da seguinte maneira: cada palavra que você acertar vale 10 pontos, mas, se alguém colocar a mesma palavra que você, os dois ganham somente 5 pontos por essa palavra; as categorias em branco não contam ponto. No fim de cada rodada você soma. Ganha quem tiver maior pontuação final.

image4

Mímica

Para essa atividade, são necessários 4 ou mais participantes divididos/as em equipes. Vocês escolherão uma categoria (filme, novela, música, desenho). Se a categoria escolhida foi filme, por exemplo, a equipe adversária escreverá o nome do filme em um papel e uma pessoa da sua equipe deve fazer gestos para que você e as outras pessoas adivinhem qual é o nome escrito no papel. Ganha a equipe que acertar mais vezes. 

Desenho e adivinhações

Número de participantes: a partir de 3 pessoas.

Primeiro, as equipes devem escolher uma categoria. Há duas formas de se organizar essa brincadeira. 

Variação 1: uma pessoa será a máster, ela não participará da competição, pois, desenhará objetos para que as equipes ou 2 outras pessoas adivinhem. A equipe ou pessoa que acertar primeiro, ganha o ponto. Vence quem acertar o maior número de desenhos.

Variação 2: aqui, serão necessárias 4 pessoas ou mais. Em cada rodada um/a participante irá desenhar o objeto para que as equipes adivinhem. A equipe que acertar primeiro, ganha o ponto. Lembrem-se de fazer um rodízio entre as equipes que irão fazer o desenho. Em cada rodada, deve ser um/a jogador/a de equipe diferente. A equipe vencedora é aquela que acertar o maior número de desenhos.

Jogo dos pontinhos

Número de jogadores/as: 2 ou mais.

Em uma folha, desenhe 10 pontos na horizontal, mantendo uma distância entre eles. Em seguida, desenhe mais 9 pontinhos abaixo de cada um da horizontal, conforme o desenho abaixo: 

ef2

Agora é só começar a jogar. Cada participante fará um traço ligando 2 pontos (um de cada vez). Se um/a jogador/a conseguir fechar um quadrado, escreverá sua letra dentro do quadrado e terá direito a desenhar mais um traço. No final, que tiver mais quadrados ganha. 

Uma dica: se vocês tiverem canetas de cores diferentes, use cada um uma cor, assim fica mais fácil de visualizar. 

Capturar

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress