Projeto #BibliotecaIndica: evolução das bibliotecas

Publicado em

biblioteca_indica

Olá, querida comunidade escolar! Nesta última semana do mês de outubro, trouxemos para vocês algumas curiosidades sobre a evolução das bibliotecas. Da idade média até as bibliotecas que conhecemos hoje, ocorreram mudanças que vão desde o espaço de circulação das pessoas e os mobiliários até as formas de manufatura dos livros e os diferentes suportes de leitura.

As bibliotecas da Idade Média

Os livros acorrentados existiam para serem preservados! 

Na Idade Média, a preocupação das bibliotecas era com a preservação e conservação dos livros, qual a melhor maneira para manuseá-los e salvaguardá-los para o futuro. 

As bibliotecas queriam guardar e esconder os livros porque os consideravam algo sagrado, cercado de segredos e mistérios proibidos. Por esse motivo, mantinham os livros acorrentados como forma de evitar furtos e o manuseio inadequado do papel. Desse modo, as bibliotecas antigas tinham como objetivo acumular conhecimento e não eram um local que permitisse a livre circulação de pessoas. 

Nesse período histórico, os conventos administravam a maior parte das bibliotecas que estavam subordinados à Igreja Católica, principal detentora do conhecimento na época.

livros acorrentados
Livros acorrentados. Fonte: Acervo da Biblioteca de Zutphen, século XVI, Holanda. Uma das três bibliotecas com livros acorrentados que ainda existem na Europa. 

estante livros acorr

Captura de tela 2020-10-28 150146
Estantes com livros acorrentados. Fonte: Acervo da Catedral de Hereford. Disponível em: https://www.herefordcathedral.org. Acesso em: 21 out. 2020.
livro acorr 2
Livro acorrentado. Fonte: Acervo da Catedral de Hereford. Disponível em: https://www.herefordcathedral.org. Acesso em: 21 out. 2020.
caixa armaz
Caixa para armazenamento dos livros. Fonte: Acervo da Catedral de Hereford. Disponível em: https://www.herefordcathedral.org. Acesso em: 21 out. 2020.

A biblioteca “acorrentada” da Catedral de Hereford foi criada em 1611, e só em 1841 os livros, após restauração, deixaram de ser acorrentados. A coleção foi transferida para um armazém e depois para salas separadas por várias décadas.

Disponível em: http://blogblogmeu.com.br/a-biblioteca-dos-livros-acorrentados/. Acesso em: 21 out. 2020.

 

As bibliotecas que conhecemos hoje

Grande parte das bibliotecas que conhecemos hoje permite a circulação das pessoas entre as estantes, a busca do livro em um catálogo online e a retirada do livro nas prateleiras das estantes.

bib ccbb

Biblioteca do Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/cultura/ccbb#/. Acesso em: 21 out. 2020.
Biblioteca do Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/cultura/ccbb#/. Acesso em: 21 out. 2020.

 

Livros e acesso à leitura

Hoje, as mudanças nas formas de leitura são bastante visíveis. Pela facilidade proporcionada pelas tecnologias de informação e comunicação, podemos ter acesso ao livro e à leitura por meio de diferentes suportes: os livros estão disponíveis tanto nas estantes físicas quanto virtuais. Seja na comodidade de sua casa ou presencialmente na biblioteca.

bibscielo
Fonte: https://blog.scielo.org/blog/2018/08/07/a-relevancia-dos-livros-na-comunicacao-cientifica-o-caso-do-scielo-livros/

Nós, seres humanos, somos a causa principal da existência das bibliotecas.
Buscando desvendar o mundo.
Saber mais sobre nosso passado.
Desvendar fatos históricos.
Os livros nos ajudam a descobrir novos caminhos.
Precisamos zelar pelas nossas bibliotecas.
Cuidar bem dos nossos livros.
Preservar continua sendo um dos papéis principais das bibliotecas.


Conteúdo de responsabilidade da Central de Bibliotecas.

Categorizado em Biblioteca, Indicações

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress