Projeto #BibliotecaIndica: evolução das bibliotecas

Olá, querida comunidade escolar! Nesta última semana do mês de outubro, trouxemos para vocês algumas curiosidades sobre a evolução das bibliotecas. Da idade média até as bibliotecas que conhecemos hoje, ocorreram mudanças que vão desde o espaço de circulação das pessoas e os mobiliários até as formas de manufatura dos livros e os diferentes suportes de leitura.
As bibliotecas da Idade Média
Os livros acorrentados existiam para serem preservados!
Na Idade Média, a preocupação das bibliotecas era com a preservação e conservação dos livros, qual a melhor maneira para manuseá-los e salvaguardá-los para o futuro.
As bibliotecas queriam guardar e esconder os livros porque os consideravam algo sagrado, cercado de segredos e mistérios proibidos. Por esse motivo, mantinham os livros acorrentados como forma de evitar furtos e o manuseio inadequado do papel. Desse modo, as bibliotecas antigas tinham como objetivo acumular conhecimento e não eram um local que permitisse a livre circulação de pessoas.
Nesse período histórico, os conventos administravam a maior parte das bibliotecas que estavam subordinados à Igreja Católica, principal detentora do conhecimento na época.




A biblioteca “acorrentada” da Catedral de Hereford foi criada em 1611, e só em 1841 os livros, após restauração, deixaram de ser acorrentados. A coleção foi transferida para um armazém e depois para salas separadas por várias décadas.
Disponível em: http://blogblogmeu.com.br/a-biblioteca-dos-livros-acorrentados/. Acesso em: 21 out. 2020.
As bibliotecas que conhecemos hoje
Grande parte das bibliotecas que conhecemos hoje permite a circulação das pessoas entre as estantes, a busca do livro em um catálogo online e a retirada do livro nas prateleiras das estantes.

Livros e acesso à leitura
Hoje, as mudanças nas formas de leitura são bastante visíveis. Pela facilidade proporcionada pelas tecnologias de informação e comunicação, podemos ter acesso ao livro e à leitura por meio de diferentes suportes: os livros estão disponíveis tanto nas estantes físicas quanto virtuais. Seja na comodidade de sua casa ou presencialmente na biblioteca.

Nós, seres humanos, somos a causa principal da existência das bibliotecas.
Buscando desvendar o mundo.
Saber mais sobre nosso passado.
Desvendar fatos históricos.
Os livros nos ajudam a descobrir novos caminhos.
Precisamos zelar pelas nossas bibliotecas.
Cuidar bem dos nossos livros.
Preservar continua sendo um dos papéis principais das bibliotecas.