Projeto #BibliotecaIndica: Maria Firmina dos Reis

Nas últimas semanas, o projeto #BibliotecaIndica tratou sobre os livros, sobre os instrumentos de escrita e sobre a evolução das bibliotecas. Esta semana, vamos conhecer a história da primeira romancista do Brasil.
Maria Firmina dos Reis é um nome importante para a literatura brasileira. Seu livro “Úrsula” é considerado o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil, além de ser o primeiro que foca a causa abolicionista.
Ela nasceu em São Luís, no Maranhão, no dia 11 de março de 1822. Durante a infância, passou a morar com uma tia que possuía melhores condições financeiras, mudança que lhe possibilitou um bom acesso à educação e à literatura desde cedo.
Foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão, em 1847, para o cargo de professora.
Em 1859, publicou “Úrsula”, seu primeiro e mais conhecido romance, sob o pseudônimo “Uma Maranhense”. Essa foi a primeira obra brasileira a se posicionar contra a escravidão. Depois passou a escrever poesias, ensaios, artigos e palavras-cruzadas em jornais e revistas da época. Ela também compôs músicas com a temática abolicionista.
A escritora fundou a primeira escola para meninos e meninas negras do país, em 1880. No entanto, essa instituição não durou muito. Por ser uma escola mista, a iniciativa causou muita polêmica no povoado de Maçaricó, no interior do Maranhão. Quando se aposentou, continuou lecionando para filhos de lavradores e fazendeiros. Faleceu em 11 de novembro de 1917, aos 95 anos.
Sua obra ficou esquecida até 1962, quando o historiador Horácio de Almeida (1896-1983) colocou a escritora em evidência. Atualmente, estudiosos pesquisam sobre Maria Firmina dos Reis e, aos poucos, sua vida e obra vêm sendo mais divulgadas.
A escritora Jarid Arraes homenageou Maria Firmina com um cordel, em seu livro “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”. E, em 2019, foi a vez da multinacional Google homenagear a escritora em sua página inicial do Brasil.
Maria Firmina é a única mulher entre os bustos da Praça Pantheon (São Luís – MA), que homenageiam importantes escritores maranhenses.
Para saber um pouco mais sobre Maria Firmina dos Reis, assista ao vídeo da historiadora Lilia Schwarcz:
Quem quiser ler o romance mais famoso de Maria Firmina dos Reis pode acessar a Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados. A publicação “Úrsula e outras obras” está disponível nos formatos PDF, Epub e Mobi no link: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/35999.
Até a próxima semana!