Projeto #BibliotecaIndica: Sonia Rosa

Na semana passada, o projeto #BibliotecaIndica nos apresentou Maria Firmina, a primeira romancista do Brasil. Maria Firmina foi pioneira e abriu portas para que cada vez mais mulheres pudessem contar histórias e estórias. Esta semana, vamos conhecer Sonia Rosa.

Sonia Rosa é uma escritora afro-brasileira, nascida em 1959, na cidade do Rio de Janeiro.

Além de escritora, ela é pedagoga, contadora de histórias e professora. Desde criança, Sonia sempre gostou de contar histórias. Em seu site, ela comenta:
“Desde pequena sempre gostei de escrever poesias e contar histórias para vizinhos e amigos. Foi assim que, de tanto contar histórias conhecidas, acabei inventando as minhas próprias.”

Com o início de seu trabalho como contadora de histórias na Brinquedoteca do Museu da República, no Rio de Janeiro, em 1993, teve início sua jornada literária.
Seu primeiro livro foi publicado em 1995 e se chama “O menino Nito”. Você conhece esta estória?
Você pode descobrir um pouco mais sobre as aventuras de Nito, um menino bonito que chorava por qualquer coisa, e encontrar um vídeo do canal Elfaline, contando essa estória, no link: https://www.escritorasoniarosa.com.br/o-menino-nito
Sonia Rosa também escreveu uma série de livros contando a história de diversas tradições de origem africana, trazidas para o nosso país pelas pessoas que vieram daquele continente, e incorporadas à nossa cultura até os dias de hoje.
Nesta série, podemos conhecer um pouco mais sobre o Jongo, o Tabuleiro da Baiana, a Capoeira, o Maracatu e a Feijoada.
Na seção “Livros”, do site de Sonia Rosa, você pode encontrar essas histórias e muitas outras!
https://www.escritorasoniarosa.com.br/livros
Nesse site da autora, clicando sobre a capa, é possível descobrir um pouco mais sobre cada uma delas.
Referências:
Todas as informações e imagens foram extraídas do sítio da escritora na internet, disponível em: https://www.escritorasoniarosa.com.br/