Projeto #BibliotecaIndica: Sonia Rosa

Publicado em

biblioteca_indica

Na semana passada, o projeto #BibliotecaIndica nos apresentou Maria Firmina, a primeira romancista do Brasil. Maria Firmina foi pioneira e abriu portas para que cada vez mais mulheres pudessem contar histórias e estórias. Esta semana, vamos conhecer Sonia Rosa.

Captura de tela 2020-11-13 161739
Imagem: site da autora

Sonia Rosa é uma escritora afro-brasileira, nascida em 1959, na cidade do Rio de Janeiro. 

Imagem: site da autora
Imagem: site da autora

Além de escritora, ela é pedagoga, contadora de histórias e professora. Desde criança, Sonia sempre gostou de contar histórias. Em seu site, ela comenta: 

Desde pequena sempre gostei de escrever poesias e contar histórias para vizinhos e amigos.  Foi assim que, de tanto contar histórias conhecidas, acabei inventando as minhas próprias.

Imagem: site da autora
Imagem: site da autora

Com o início de seu trabalho como contadora de histórias na Brinquedoteca do Museu da República, no Rio de Janeiro, em 1993, teve início sua jornada literária.

Seu primeiro livro foi publicado em 1995 e se chama “O menino Nito”. Você conhece esta estória?

Captura de tela 2020-11-13 161905

Você pode descobrir um pouco mais sobre as aventuras de Nito, um menino bonito que chorava por qualquer coisa, e encontrar um vídeo do canal Elfaline, contando essa estória, no link: https://www.escritorasoniarosa.com.br/o-menino-nito 

Sonia Rosa também escreveu uma série de livros contando a história de diversas tradições de origem africana, trazidas para o nosso país pelas pessoas que vieram daquele continente, e incorporadas à nossa cultura até os dias de hoje. 

Nesta série, podemos conhecer um pouco mais sobre o Jongo, o Tabuleiro da Baiana, a Capoeira, o Maracatu e a Feijoada.

Captura de tela 2020-11-13 161931Na seção “Livros”, do site de Sonia Rosa, você pode encontrar essas histórias e muitas outras!

https://www.escritorasoniarosa.com.br/livros

Nesse site da autora, clicando sobre a capa, é possível descobrir um pouco mais sobre cada uma delas.

 


Referências:
Todas as informações e imagens foram extraídas do sítio da escritora na internet, disponível em: https://www.escritorasoniarosa.com.br/ 

 


Conteúdo de responsabilidade da Central de Bibliotecas.

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress