Levando o conhecimento sobre o controle do Aedes aegypti

No dia 7 de outubro, as turmas do 3° ano receberam a visita, durante a aula de Ciências, das professoras da UFRJ Ana Bahia (do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho) e Carla Polycarpo (do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis), acompanhadas de uma equipe, para uma atividade e conversa sobre o mosquito Aedes aegypti, dando continuidade aos estudos sobre seres vivos e os impactos socioambientais.

A equipe da UFRJ apresentou um vídeo sobre as quatro etapas do ciclo da vida dos mosquitos, e os alunos tiveram a oportunidade de ver amostras de cada uma delas: ovo, larva, pupa e mosquito. As crianças puderam aprender também que os mosquitos fêmeas se alimentam de sangue quando se encontram em período de ovulação, com a finalidade de auxiliar na reprodução.

Em seguida, os estudantes puderam exercitar, através de um jogo, como localizar os lugares onde os mosquitos se reproduzem. Com isso, aprenderam que é importante não deixar água parada, já que em poucos dias a fêmea do mosquito já deposita seus ovos. Foram discutidas soluções e atitudes em suas vidas dentro e fora da escola, como tampar a caixa d’água, fechar o lixo, não deixar água em vaso de planta etc. Essa atividade teve como objetivo mostrar às crianças o risco de manter água parada, além de promover a capacidade crítica e a autonomia dos alunos.
