Carlos Malta apresenta documentário e toca de pífanos no Humaitá II

Publicado em

O multi-instrumentista Carlos Malta foi um dos convidados do Projeto Espaço Cinema no Colégio Pedro II

O Campus Humaitá II recebeu na quarta-feira, 6 de maio, a presença do multi-instrumentista Carlos Malta, conhecido como o “escultor do vento”, mundialmente famoso, principalmente pelo seu trabalho com instrumentos de sopro, entre eles o pífano.

E é sobre a presença desse instrumento no Brasil o motivo da vinda do músico ao campus. Malta foi convidado pelo projeto ‘Espaço Cinema no Colégio Pedro II” para apresentar o documentário “Xingu Cariri Caruaru Carioca”, que registra a viagem musical que ele fez em 2014 para encontrar tocadores de pífanos, ou pifes, como ele prefere chamar o instrumento, uma espécie de flautim.

Dirigido por Beth Formaggini, o filme retrata a trajetória do músico que começa no norte de Mato Grosso, onde encontrou tocadores de pífanos entre índios da tribo Ipatse Kuikuro, no Alto Xingu; passou pela região do Cariri, no Ceará, para tocar no Crato com os irmãos Aniceto; e visitou João do Pife e Marcos do Pife e, com as Bandas Dois Irmãos, Zé do Estado e do Edmilson do P​ife, realizaram um cortejo pela tradicional Feira de Caruaru, de Pernambuco.

Carlos Malta toca com banda de pífano em Caruaru-PE
Carlos Malta toca com banda de pífano em Caruaru-PE

Um dos momentos mais emocionantes do documentário é o encontro do músico com a Zabé da Loca, tocadora de pife que vivia no assentamento Santa Catarina, em pleno sertão paraibano. Ela recebeu Malta e Ch​au do Pife num forró animado que contou com a participação de bandas da região, algumas delas formadas por crianças. Zabé, que na época já passava dos 90 anos, morreu em agosto do ano passado.

Perguntas

Após a exibição do documentário, Malta conversou com os alunos, que fizeram muitas perguntas ao instrumentista. Queriam saber mais sobre o instrumento que, segundo o músico, aparece em várias culturas. Também perguntaram sobre a história do instrumentista, como ele se tornou músico e qual a apresentação mais marcante de toda sua carreira.

Os alunos fizeram muitas perguntas ao multi-instrumentista
Os alunos fizeram muitas perguntas ao multi-instrumentista…
...e alguns até tocaram pífano
…e alguns até tocaram pífano

 

 

 

 

 

 

 

 

Malta contou que vem de uma família de músicos e desde muito jovem se interessou por instrumentos musicais. Disse que toca vários deles, inclusive de percussão. Lembrou sua parceria com o também multi-instrumentista Hermeto Pascoal e revelou ter sido sua apresentação mais marcante a que realizou em 2015 com a banda Pife Muderno, fundada por ele em 1994, no Concert Hall da Cidade Proibida, em Pequim.

Sonho

Além de Hermeto Pascoal, Malta também tocou com muita gente famosa. Na lista estão Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elisa Regina. Segundo o músico, “tocar um instrumento é uma benção”. E o pife parece ser sua maior paixão. “Eu construí minha vida a partir desse pedaço de bambu”. Ele disse ainda que toca de tudo com o instrumento. “Até rock. O pife é pop”.

Sobre o documentário, Malta disse que era um sonho realizar esse filme. “Queria trazer para as pessoas um Brasil que frequenta pouco nossas casas. Com o filme, quis mostrar a presença das flautas pelo país, mas também os muitos brasis que aqui existem”, enfatizou.

O músico confidenciou ainda que tem outro sonho: ampliar o documentário e registrar a presença do pife pelo mundo. “Seria algo como ‘pifamundo’ ou o mundo vai pifar”, revelou.

O projeto “Espaço Cinema no Colégio Pedro II” é uma realização da Diretoria de Culturas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec). A apresentação do documentário “Xingu Cariri Caruaru Carioca” no Humaitá II contou com o apoio da Equipe de Educação Musical do campus.

Após apresentação Malta conversa com professores e servidores da Diretoria de Culturas-Propgpec
Após apresentação Malta conversa com professores e servidores da Diretoria de Culturas-Propgpec

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress