Debate sobre bullying e meditação marcaram terceiro dia da I Semana da Saúde Mental do HU2

Publicado em

Cartela_Destaque_Bullying

A “I Semana da Saúde Mental” do Humaitá II trouxe para o campus nesta segunda-feira, 1º de outubro, novos convidados para dialogar com alunos sobre os problemas e conflitos da adolescência e também propor alternativas de enfrentamento. O evento é uma realização do Grupo de Trabalho de Convidados Externos do Projeto “Que CPII Queremos? ”

Pela manhã, os psicólogos Enes Fernandes dos Santos, Yasmim Sampaio dos Santos e Paula Pegado, do Espaço Mudart, participaram de uma roda de conversa sobre “Bullying e Cyberbullying” com alunos do 8° e 9º ano. Os profissionais falam sobre a empatia e a necessidade de se perceber os próprios sentimentos. Os alunos foram bastante participativos, falaram de questões pessoais e tiraram dúvidas com os psicólogos.

Em pé da esquerda para direita: os psicólogos Enes Fernandes, Yasmim Sampaio e Paula Pegado ao lado da Intérprete de Libras, Fátima Vieira
Em pé da esquerda para direita: os psicólogos Enes Fernandes, Yasmim Sampaio e Paula Pegado ao lado da intérprete de Libras, Fátima Vieira

Meditação

Na parte da tarde, foi a vez do monge budista Gen Kelsang, falar para estudantes do Ensino Fundamental e Médio sobre o tema “Kadampa – Felicidade Urgente: Soluções Inspiradoras para tempos difíceis”. Ex-aluno do Campus Tijuca II, Gen realizou com os alunos e servidores uma técnica de meditação, uma forma de se lidar com situações difíceis, como a véspera de provas ou durante a realização dos exames.

A técnica, segundo o monge, traz uma calma interior capaz de transformar a tensão e raiva em sentimentos positivos. “O equilíbrio emocional que a meditação proporciona nos leva à felicidade, que é sentimento interno e não de fora. ”

O monge budista Gen Kelsang, fala para o público presente
O monge budista Gen Kelsang, fala para o público presente
Alunos e servidores realizam uma técnica de meditação
Alunos e servidores realizam uma técnica de meditação

Na terça-feira, 2 de outubro, a psicóloga Érica Canarim, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad) da UERJ, participou de uma roda de conversa sobre “Saúde Mental na Adolescência”, dessa vez com alunos da 1ª e 2ª série. Com uma linguagem jovial e descontraída, a especialista falou sobre as opções e escolhas de cada um e as consequências que elas acabam gerando.

Érica também falou sobre a amizade, que não se limita aos momentos de diversão, mas que deve se fazer presente em fases difíceis também. “É preciso perceber os sinais de quando o amigo está precisando de ajuda. ”

A psicóloga Érica Canarim fala sobre o tema "Saúde Mental na Adolescência"
A psicóloga Érica Canarim fala sobre o tema “Saúde Mental na Adolescência”

Demanda

A “I Semana de Saúde Mental” do Campus Humaitá II continua nesta quarta-feira, 3 de outubro, com a palestra do médico hebiatra Felipe Fortes “Conversando sobre Drogas” e a oficina de musicoterapia “Cantando e Tocando segredos”, com os terapeutas Marly Chagas e Matias Zibecchi.

A diretora pedagógica do campus, Claudia Monteiro, ressaltou que a “I Semana de Saúde Mental” é uma resposta do “Que CPII Queremos?” a uma demanda dos discentes. “Tanto nas pesquisas feitas com os alunos como nas reuniões presenciais, os estudantes apontaram a saúde mental como uma temática importante a ser trabalhada pelo projeto. ”

Veja mais…

Palestras e oficina de máscaras abrem Semana de Saúde Mental do HU2

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

 

Categorizado em Notícias, Que CP2 Queremos?

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress