Comunidade Escolar do Humaitá II participa de campanha de doação de sangue

Publicado em

Cartela_destaque

O Campus Humaitá II abriu as portas nesta terça-feira, 23 de outubro, para a Campanha Hemocione, em parceria com o Hemorio, que tem a proposta de sensibilizar as escolas quanto à necessidade de tornar a doação de sangue um hábito.

Das 11:00 às 16:00, uma equipe do Hemorio coletou 87 bolsas de sangue de estudantes, servidores e responsáveis por alunos. Mas no total foram realizados 104 atendimentos. Nem sempre é possível doar porque, entre outros impedimentos, a coagulação do sangue inviabiliza a coleta.

Entre os voluntários, antigos doadores, como a mãe de alunas da 2ª série, Valéria Raffaeli. “Minha filha sabe que sou doadora e me avisou da campanha. Minha mãe sempre doou sangue e quero passar esse hábito para minhas filhas também. ”

Valéria Raffaeli, mãe de alunas da 2ª série
Valéria Raffaeli, mãe de alunas da 2ª série

Outro doador frequente, o professor de Física Ronaldo Ayres, diz que faz isso por humanidade, duas vezes por ano. A professora de Desenho Jeanne Laísa Lima também é uma voluntária assídua. “Mas estava há um tempo sem doar por causa do peso. ”

Doadora de “primeira viagem”, a professora de Educação Musical Milena Tibúrcio disse que já havia tentado doar sangue em outra ocasião, mas não conseguiu. Desta vez, deu certo. “Aproveitei a oportunidade, já que a coleta veio até o campus. ” Milena disse que pretende ser voluntária a partir de agora.

Os professores Ronaldo Ayres, Jeanne Laísa e Milena Tibúrcio
Os professores Ronaldo Ayres, Jeanne Laísa e Milena Tibúrcio

A aluna Luíza Lopes Paiva também não conseguiu doar na sua primeira tentativa, porque o sangue coagulou. Apesar de frustrada, disse que vai tentar em outra ocasião. Seu colega Bismark de Oliveira Freire teve mais sorte. Ele contou que ficou um pouco nervoso antes da coleta, mas logo viu que “é bem tranquilo”.

Campanha

O criador da Campanha Hemocione, Vitor Pinheiro, conta que a ideia surgiu durante uma aula no ano passado – quando ainda cursava o Ensino Médio – em que se debatia a resistência das pessoas em doarem sangue. “Então pensei em uma forma de incentivar os estudantes a se tornarem doadores. Entrei em contanto com o Hemorio, que topou a ideia, e consegui que uma empresa fornecesse camisas, que são entregues aos voluntários.”

Vitor ganhou também a ajuda de mais três amigos para a campanha: Thiago Guimarães, Pedro Torres, e Natália Maia. Na coleta realizada no Humaitá II eles ganharam o reforço de dois estudantes do campus: Daniela Loureiro e Guilherme Santiago.

Da esquerda para direita Guilherme Santiago, Thiago Guimarães, Pedro Torres, Vitor Pinheiro e Pâmela Loureiro
Da esquerda para direita Guilherme Santiago, Thiago Guimarães, Pedro Torres, Vitor Pinheiro e Pâmela Loureiro

A médica do Hemorio Carolina Godoy, responsável pela coleta no Humaitá II, disse que é comum a realização de campanhas em escolas, mas que o procedimento é um pouco diferente do que acontece em empresas, por exemplo. “Temos de ficar um pouco mais atentos, porque é mais frequente doadores que se sentem mal. ” Carolina ressaltou ainda que é maior também o número de pessoas inaptas, seja pelo peso (que deve ser superior a 52 quilos com roupas) ou porque não se informam com antecedência sobre as restrições para se doar sangue.

“Mas é importante fazermos essas campanhas em escolas, para estimular novos doadores”, observou a médica. Além de ser um ato solidário, doar sangue, ressaltou, é uma prática saudável.

A coordenadora da Equipe de Ciências e Biologia do Humaitá II Ana Cláudia Colombo, uma das responsáveis pela campanha, disse que o evento foi um sucesso e que tem tudo para se repetir no ano que vem. “Gostaria de agradecer em nome da equipe de Ciências e Biologia a participação de todos na realização dessa ação tão importante que aconteceu no nosso campus.”

Luiza Lopes e Bismark de Oliveira, alunos da 3ª série, participaram da campanha
Luiza Lopes e Bismark de Oliveira, alunos da 3ª série, participaram da campanha
Clique aqui e veja mais fotos.

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Categorizado em No Campus, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress