JIF 2018: Estudantes do Humaitá II conquistam medalhas de ouro na Natação e Vôlei

Publicado em

Da esquerda para direita: Raquel Justo, Isabela Borges, Carolina Salles, Gabriel Martins e Isabela Assumpção
Da esquerda para direita: Raquel Justo, Isabela Borges, Carolina Salles, Gabriel Martins e Isabela Assumpção

O Campus Humaitá II se destacou na Natação durante a realização dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2018, que aconteceram entre 17 e 21 de outubro, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza (CE). Conquistaram medalhas de ouro os estudantes Raquel Justo (8º ano), Carolina Salles (9º ano), Isabela Assumpção (3ª série) e Gabriel Martins (3ª série). No vôlei, a equipe do CPII também fez bonito, conquistando o bicampeonato. A aluna Isabela Borges (9º ano) integrou a equipe bicampeã.

Quer fazer parte das equipes esportivas do CPII? Saiba onde acontecem os treinos!

Entre em contato pelo e-mail: profnathaliacp2@gmail.com

Mais de mil atletas de 35 institutos federais de todo o país disputam em 11 modalidades esportivas (atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez). A delegação de 23 atletas do Colégio Pedro II competiu na natação e no vôlei feminino.

Recordes

Já no segundo dia de competições da equipe de natação do CPII deu um show. Primeira a entrar na piscina, a aluna Carolina Salles conquistou o primeiro lugar nos 100m peito, marcando um novo recorde para a prova, com tempo de 1’24’’14. Ela conquistou ainda ouro nos 100m livre feminino, batendo mais um recorde, com o tempo de 1’03’’82 e prata nos 50m livre feminino.

Primeira vez no JIF, a estudante de 14 anos competiu com nadadoras de até 19 anos. Carolina contou que nada desde os oito meses de vida e é também atleta do Fluminense. “É incrível estar aqui, dá uma adrenalina, está sendo muito lega! Quero muito participar das próximas edições.”

A segunda quebra de recorde, com o tempo de 1’15’’49 e o segundo ouro do dia ficaram por conta de Isabela Assumpção, nos 100m Costas. A aluna de 17 anos se consagrou como tricampeã na modalidade. “Deixar essa marca em meu último ano é muito legal. Isso sobe o nível da competição e a deixa mais emocionante.” A atleta tem planos de cursar Biologia, mas não pretende parar de nadar. “Vou tentar bolsas de estudo como atleta em universidades nos Estados Unidos.”

Outro atleta que também está se despedindo do JIF e do CPII em grande estilo é o Gabriel Martins. “Levando em consideração a correria da 3ª série e da prova do Enem, o saldo foi positivo sim. Fiz um dos melhores tempos da minha vida e fiquei muito feliz”, comentou o estudante que foi medalha de ouro nos 100m livre (recorde 56″29), 100m costa (recorde 1’07’’18) e no revezamento 4x50m medley. Apesar de estudar muito para  ingressar no curso de Medicina, Gabriel fez questão de participar da competição. Para ele, competir entre amigos ajuda a aliviar a tensão desse período. “Participar do JIF foi muito bom para minha carreira e minha vida.”

Com apenas 13 anos, Raquel Justo mostrou todo seu talento ao competir com atletas mais velhas. Ela ficou com a medalha de prata nos 200m livre feminino e com o bronze nos 200m medley feminino. Nesta modalidade deu dobradinha do CPII no pódio, com Isabela em primeiro lugar. Raquel e Isabela também foram ouro no revezamento 4x50m medley feminino quebrando o recorde da prova, com o tempo de 2’20’’95. “Normalmente nado com meninas da minha idade. Fiquei um pouco nervosa e pressionada pela diferença de idade, mas depois deu tudo certo.”

 Vôlei

No domingo, 21/10, a equipe feminina de vôlei disputou a final da competição enfrentando pela segunda vez o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A vitória veio por três sets a um, consolidando o bicampeonato da equipe em uma partida emocionante.  Isabela é a única aluna do Humaitá II na equipe, formada por estudantes do Campus Tijuca II, em sua maioria, São Cristóvão III e Niterói.

Para Isabela, que já havia participado do JIf Nacional de 2017, essa é uma experiência incrível, pela possibilidade de se interagir com estudantes de outras regiões do país e também de diversas modalidades esportivas. Vencer a competição pelo segundo ano consecutivo foi uma emoção inexplicável, segundo a estudante que joga na posição central. “Nós tínhamos perdido para esta equipe na fase de grupo. Ganhar delas na final foi muito emocionante.”

O time de vôlei tem como técnica a professora Ana Paula Pimenta e é formado pelas alunas Ana Clara Barros (Tijuca II), Camila Dantas (São Cristóvão III), Clara Rodrigues (Tijuca II), Dayane Ribeiro (Tijuca II), Esther Tirre (São Cristóvão III), Giovana Vechi (Niterói), Giovanna Pereira (Tijuca II), Isabela Arantes (Humaitá II), Maria Fernanda Mendes (Tijuca II), Maria Paula de Souza (Tijuca II) e Tuany Gomes (Tijuca II).

volei
Time feminino conquistou o bicampeonato no JIF 2018

Novas atletas

Para as alunas que gostam de vôlei e também têm vontade de representar o CPII em competições esportivas, o time feminino está recebendo novas atletas. “Qualquer pessoa pode participar das equipes esportivas do colégio. Essa competição (JIF) exige um nível técnico maior do que as outras competições a nível escolar do estado Rio, mas estamos abertos a federadas e não federadas”, afirmou Ana Paula.

Os treinos acontecem às terças e quintas, de 18h30, às 21h, no Campus Tijuca II.

Confira os resultados dos alunos do Humaitá II na Natação:

 50m Livre Fem.:

2º Carolina Salles

100m Costas Fem.:

1º Isabela Assumpção (recorde: 1’15’’49)

2º Raquel Justo

200m Medley Fem.:

1º Isabela Assumpção

3º Raquel Justo

100m Costas Masc.:

1º Gabriel Martins (recorde 1’07’’18)

100m Livre Fem.:

1º Carolina Salles (recorde 1’03’’82)

100m Peito Fem.:

1º Carolina Salles (recorde 1’24’’14)

200m Livre Fem.:

1º Raquel Justo

100m Livre Masc.:

1º Gabriel Martins (recorde 56’’29)

Revezamento 4x50m Medley Fem.:

1º Isabela Assumpção e Raquel Justo (recorde 2’20’’95)

Revezamento 4x50m Medley Masc.:

1º Gabriel Martins

Veja todas as fotos da competição

Veja mais:

JIF 2018: CPII encerra participação com bicampeonato do vôlei feminino

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress