Professor do CPII lança livro sobre a língua francesa e a educação

Publicado em

Felipe-Dezerto-Frances-edtada

O professor de Francês do Colégio Pedro II que atua no Campus Humaitá II Felipe Dezerto lança na quinta-feira, No  8 /11, o livro Francês e Educação: Institucionalização de uma língua estrangeira em discursividades. Na obra, o autor analisa programas de ensino, documentos oficiais, políticas de estado, livros didáticos e metodologias de ensino que participam do processo de constituição do Francês enquanto disciplina escolar na educação brasileira.

A história de institucionalização do Francês escolar no Brasil se confunde com a história do Colégio Pedro II, em momentos de construção da própria ideia de educação nacional. Segundo Dezerto, o papel modelar desta instituição no século XIX e início do século XIX  conduz as bases institucionais do Francês em nossa educação.

“O livro é fruto da minha pesquisa de doutorado e representa muito para  o campo do Francês hoje. O trabalho responde a uma chamada via edital e foi selecionado dentre trabalhos de todas as áreas, de professores e alunos, da Universidade Federal Fluminense, instituição na qual cursei meu doutorado. Nesse momento de perda de espaço, ter um trabalho que tematiza o ensino do Francês é uma forma de marcar espaço e de resistência!”

O lançamento será na Livraria da Travessa do Centro Cultural do Banco do Brasil, a partir das 18:00.

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Categorizado em Francês, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress