Alunos do Ensino Fundamental participam de oficinas de “Pastel Oleoso” e “Os Códigos dos Leques”

Publicado em

foto destaque

A Equipe de Artes Visuais do Humaitá II e o GT “Eventos Artísticos e Exposições” do Projeto “Que CPII Queremos?” realizou no sábado, 11 de maio, as oficinas de “Pastel Oleoso” e “Os Códigos dos Leques”.

As oficinas aconteceram nos turnos da manhã e da tarde para alunos do Ensino Fundamental. Durante os encontros, foi ensinada a técnica do pastel oleoso e abordadas as suas possibilidades no universo fantástico das cores.

oficinadeartesvisuais49oficinadeartesvisuais39

Em seguida, através da História dos Leques e seus usos como forma de comunicação, os alunos do 6º ao 9º ano confeccionaram leques utilizando os trabalhos práticos do pastel oleoso.

“Geralmente ficamos com os trabalhos produzidos pelos nossos alunos para expormos depois no campus. Mas dessa vez foi diferente, os alunos quiseram levar os leques para casa para presentearem suas mães”, comentou a professora Beatriz Medeiros, responsável pela oficina de “Pastel Oleoso”.

oficinadeartesvisuais24 IMG_9458

“O que mais chamou a minha atenção neste trabalho foi a preocupação dos alunos em voltar para as suas casas com o objetivo de ensinar às mães a usar pastel oleoso e confeccionar seus leques”, comentou a coordenadora da Equipe de Artes Visuais do Humaitá II , Maria do Carmo Potsch.

A responsável pela oficina “Códigos dos Leques”, Sheyla Godoy, disse que seu objetivo foi mostrar aos participantes que os leques já tiveram uma função social. No antigo Egito, eram  utilizados pelos escravos para abanar os nobres e, entre o século XVII e até meados do século XX, funcionavam como códigos de linguagem nas relações sociais, principalmente entre  namorados. “Gestos como o abrir e fechar dos leques, batê-los na mão, nos ombros ou mesmo esconder o rosto atrás deles  eram sinais muito usados entre os casais”, ressaltou a professora.

Equipe de Artes Visuais: Leandro Souza, Beatriz Medeiros, Maria do Carmo Potsch e Sheyla Godoy
Equipe de Artes Visuais: Leandro Souza, Beatriz Medeiros, Maria do Carmo Potsch e Sheyla Godoy
Veja aqui mais fotos dos trabalhos!!

Fotos: Professor Leandro Souza e Beatriz Medeiros

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress