Estudantes do 6º ano do Humaitá recebem visita do astrônomo do Planetário Leandro Guedes

Turno da tarde

Nos dias 24 e 28 de maio, os alunos do sexto ano do Campus Humaitá II tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras com o astrônomo Leandro Guedes, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. O evento denominado “Conversa com o astrônomo” foi organizado pelos professores de Ciências do 6º ano Guilherme Dias e Violeta Perini, sob supervisão da coordenadora Ana Cláudia Colombo.

As palestras foram realizadas em duas datas para contemplar alunos dos turnos da manhã e da tarde. Nas duas ocasiões, o astrônomo abordou temas relacionados à profissão e pôde conversar com os alunos que estudaram astronomia durante a primeira certificação nas aulas de Ciências.

Leandro Guedes

No início do evento, foi reproduzido um vídeo elaborado pelo Planetário para celebrar os 50 anos da chegada do homem à Lua, completados em 2019. No vídeo, além de aprender mais sobre o satélite natural da Terra, os alunos puderam conhecer a história das missões tripuladas da humanidade ao espaço.

Brasão

Leandro iniciou a palestra mostrando que os alunos do Colégio Pedro II trazem a astronomia em seu peito: no brasão da escola, representado no emblema, há uma esfera armilar que também era representada na bandeira do império. Esse instrumento de estudo da Astronomia, e o seu uso no estudo do céu – imprescindível na época das navegações –  foi apresentado por Leandro durante a palestra.

Esfera armilar

Astrônomo falou também dos campos de atuação dos astrônomos, como a mecânica celeste, que investiga os movimentos dos corpos celestes, como asteroides, planetas, estrelas e galáxias; e a astrofísica estelar e planetária, que aplica conhecimentos da física no estudo do universo.

Leandro mostrou imagens famosas produzidas por seus colegas, como os famosos “pilares da criação”, na nebulosa de águia; e a primeira imagem de um buraco negro, revelada em 2019. Além disso, Leandro falou dos ciclos de formação e destruição de estrelas e planetas e das recentes descobertas de planetas fora do sistema solar que apresentam características semelhantes às da Terra.

A partir das imagens e das discussões que as acompanharam, o profissional pôde explorar aspectos técnicos relacionados à ciência da Astronomia e falar um pouco sobre o dia a dia dos profissionais que trabalham nessa área.

Turno da manhã

Graduação

Leandro também falou sobre os possíveis caminhos que um estudante deve seguir para exercer a profissão de astrônomo no Brasil:  cursar Astronomia – o curso só existe em três universidades brasileiras: a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Sergipe (UFS) e a USP (São Paulo) – ou fazer graduação em alguma área correlata, como Física, Química ou Matemática e uma pós-graduação em Astronomia.

Para concluir, convidou os alunos a conhecerem as três instituições que trabalham com Astronomia na cidade do rio de Janeiro: o Planetário (na Gávea), o Observatório Nacional (em São Cristóvão) e o Observatório do Valongo (no Morro da Conceição, Centro).

“Durante a palestra, os alunos participaram ativamente fazendo perguntas e esclarecendo suas dúvidas sobre os temas apresentados. Foi uma ótima oportunidade para aprofundar os assuntos estudados em sala de aula e trocar experiências com um profissional que trabalha diretamente com essas questões”, ressaltou o professor de Ciências Guilherme Dias.

Veja mais fotos do evento!!

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II