HUII realiza palestra sobre nanotecnologia com pesquisador do Inmetro no dia 3 de julho

Publicado em

Cartela_Nanotecnologia

No dia 3 de julho o Campus Humaitá II realiza duas palestras sobre Nanotecnologia com o pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Bráulio Soares Archanjo. As palestras são uma iniciativa do GT de Convidados do projeto “Que CPII Queremos?”.

A primeira palestra será às 11h20 para alunos do 2º e 3º turnos. A segunda começa às 17:20, para alunos do 1º e 3º turnos. As duas palestras são para os alunos do Ensino Médio e acontecerão no auditório do campus. As inscrições já podem ser feitas no Setor de Orientação Educacional e Pedagógica (Soep).

Bráulio é formado em física e participa de um programa de jovens cientistas do estado do Rio de Janeiro pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). “Uma contrapartida do programa é apresentar uma palestra sobre nanotecnologia em escolas públicas sediadas no estado”, explicou o pesquisador.

Durante as palestras, Bráulio vai falar sobre a nanotecnologia aplicada à Física, Engenharias e Biologia.  “Em geral, pretendo dar uma introdução sobre o mundo das pequenas coisas e aplicações diversas da nanotecnologia em nossa sociedade”, ressaltou.

Quem é Bráulio Soares Archanjo

Bráulio S. Archanjo, pesquisador da área de nanotecnologia do Inmetro
Bráulio S. Archanjo, pesquisador da área de nanotecnologia do Inmetro

Possui doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG) e pós-doutorado no National Center for Electron Microscopy  do Lawrence Berkeley National Laboratory (EUA). Atualmente é pesquisador do Inmetro, onde  atua  como chefe do Núcleo de Laboratórios de Microscopia. Tem experiência na área de ciências dos materiais, com destaque em nanociência, nanotecnologia, nanometrologia e  microscopia eletrônica.

Foto destaque:

“Partícula de carvão vegetal, que mede cerca de 50 micrometros (equivalente à espessura do diâmetro de um fio de cabelo), visualizada por nossos pesquisadores durante estudo da composição da fértil Terra Preta de Índio, encontrada na Amazônia. ” Foto: Inmetro

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress