Alunos do Humaitá II participam de oficina de fanzines na UFRJ

Publicado em

foto 1_680_B

Alunos do Campus Humaitá II participaram no dia 24 de junho da oficina de revistas ilustradas no formato fanzine na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus do Fundão.  A oficina foi realizada com 30 alunos do Ensino Médio, dos três turnos.

A atividade foi uma parceria entre o Grupo de Estudos Multimídia (GEM) e o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Língua e Literatura (Nupell), grupo de pesquisa formado por professoras de Português do Humaitá II.

Estudantes assistiram a três filmes da mostra 'Mostra Cinema é Poder!'
Estudantes assistiram a três filmes da mostra ‘Mostra Cinema é Poder!’

Esta edição da oficina foi uma das atividades “Mostra Cinema é Poder!”, cuja produção e curadoria desenvolveu-se em um projeto de ensino e pesquisa na Faculdade de Letras da UFRJ e que terá sua conclusão no Humaitá II, no dia 10 de julho. Na ocasião, além da “Mostra Cinema é Poder!”, será lançado o livro “Na lida da escrita: cartas de alunos do Colégio Pedro II”, publicação da série Flauta de Papel, composta de textos literários dos alunos do campus.

Filmes

Os estudantes assistiram a três filmes da mostra: “Les Maitres Fous”, Jean Rouch;  “Aluguel: o filme”, de Lincoln Péricles; e “O dia em que Dorival encarou a guarda”, de Jorge Furtado. Em seguida, os alunos foram reunidos em quatro grupos, e cada um montou seu próprio zine, com base nos filmes e tendo uma tirinha da Graúna, de Henfil, publicada no Pasquim, como ponto de partida para a produção das revistinhas.

os alunos foram divididos em quatro gruposque mostaram seus zines com base nos filmes vistos e na tirinha Graúna, do Henfil
Os alunos divididos em grupos montaram seus zines com base nos filmes vistos e na tirinha Graúna, do Henfil

A oficina abordou o argumento da mostra, que envolve debate sobre produção independente e de baixo orçamento de filmes que tratam da negritude na diáspora; a formação dessa cultura em contexto de violência estrutural e institucional no Brasil; e a produção cinematográfica da mulher negra e a sua visibilidade no cinema.

Outros temas discutidos durante a oficina foram: instâncias da narrativa: ponto de vista (perspectiva); personagens; estrutura dramatúrgica; além da relação entre literatura, cinema e ilustração.

A oficina foi realizada com 30 alunos do Ensino Médio, dos três turnos
A oficina foi realizada com 30 alunos do Ensino Médio, dos três turnos

“A metodologia participativa usada na atividade consistiu na abordagem teórica e prática, crítica e criativa da produção de Zines”, explicou a professora de Português e integrante do Nupell, Ana Maria Bernardes.

 

Comunicação Social

Campus Humaitá II

 

 

 

 

 

Categorizado em Eventos, Externo, Notícias, Português

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress