Pesquisador do Inmetro fala sobre nanotecnologia para alunos do HU2

Alunos do Campus Humaitá II puderam conferir no dia 3 de julho duas palestras do pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Bráulio Soares Archanjo. As palestras foram uma iniciativa do GT de Convidados do projeto “Que CPII Queremos?”.
Bráulio é formado em física e participa de um programa de jovens cientistas do estado do Rio de Janeiro pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). “Uma contrapartida do programa é apresentar uma palestra sobre nanotecnologia em escolas públicas sediadas no estado”, explicou o pesquisador.
Durante as palestras, o pesquisador falou sobre o surgimento da nanotecnologia, abordou conceitos básicos da área e de como podemos utilizar a microscopia eletrônica para observar, entender e modificar objetos na nanoescala.

Carreiras
A nanotecnologia é uma área interdisciplinar que envolve conhecimento de Física, Química, Biologia, engenharias, dentre outras carreiras, e tem o potencial de mudar nossas vidas melhorando celulares, medicamentos, alimentos, roupas e demais itens presentes no cotidiano.
O pesquisador ainda mostrou como o Inmetro está de olho tanto na segurança do consumidor brasileiro quanto no suporte à indústria brasileira com relação à produtos baseados em nanotecnologia.
“Foi um imenso prazer falar para os alunos de um dos melhores colégios do Brasil”, destacou o pesquisador, que também deu dicas quem deseja seguir estudando a nanotecnologia, como é o caso do aluno da 3ª série Daniel Tenório, que estava em dúvida entre a nanotecnologia e a biotecnologia.

“Eu me dou melhor com a Química e Biologia, mas não domino tanto assim a Física, que é uma área também necessária à nanotecnologia”, ressaltou Daniel.
Quem é Bráulio Soares Archanjo
Possui doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado no National Center for Electron Microscopy do Lawrence Berkeley National Laboratory (EUA). Atualmente é pesquisador do Inmetro, onde atua como chefe do Núcleo de Laboratórios de Microscopia. Tem experiência na área de ciências dos materiais, com destaque em nanociência, nanotecnologia, nanometrologia e microscopia eletrônica.
Foto de capa: Pesquisador do Inmetro com alunos do HU2, as professoras de Geografia Stella Ferreira (esquerda) e de Matemática Christine Sertã, a diretora pedagógica, Cláudia Monteiro (centro) e o psicólogo do campus Daniel Barros (centro).