Cinedebate exibe documentário sobre Guerra dos Palmares

Publicado em

1 guerra palmares

A terceira edição do Cinedebate de 2019, um dos GTs do projeto “Que CPII Queremos?”, aconteceu durante a Jornada pedagógica de Geografia, no dia 3 de agosto, com a exibição do documentário “As Guerras de Palmares”, de Luiz Bolognesi, que trata da resistência negra no Brasil.

Alunos do 6º e 7º ano dos dois turnos assistiram ao documentário e participaram do debate
Alunos do 6º e 7º ano dos dois turnos assistiram ao documentário e participaram do debate

O documentário foi exibido para alunos do 6º e 7º, nos dois turnos. Os estudantes também viram uma animação Nana e Nilo feita  pelo professor de Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Sandro Lopes a partir do filme de Bolognesi.

O professor de Artes da UFRRJ Sandro Lopes falou sobre os desenhos que fez a partir do documentário 'As Guerras de Palmares'
O professor de Artes da UFRRJ Sandro Lopes falou sobre os desenhos que fez a partir do documentário ‘As Guerras de Palmares’

Em seguida, Sandro conversou com os alunos sobre os dois trabalhos. O coordenador do Cinedebate, Felipe Dezerto, ressaltou que as duas exibições tiveram como proposta debater a ressignificação da negritude.

“As Guerras de Palmares”  é um dos cincos episódios da série “Guerras do Brasil”, exibidas pela plataforma Netflix.

O evento foi uma parceria do GT de Cinedebate com a Equipe de Geografia do Humaitá II.

Saiba mais….

1 – As Guerras da Conquista
A guerra da conquista ainda não acabou. Veja como a população indígena foi dizimada e segue sua luta pela demarcação de terras até os dias atuais.

 

2 – As Guerras de Palmares
Cerca de 12 milhões de negros foram trazidos como escravos para o Brasil. A guerra dos Palmares escancara uma ferida que marca o país até hoje.

 

3 – A Guerra do Paraguai
Maior conflito da América Latina, a Guerra do Paraguai uniu Brasil, Uruguai e Argentina e deixou um saldo de 370 mil mortos em mais de 5 anos de confrontos.

 

4 – A revolução de 1930
A Era Vargas e o fim da Velha República. O paulista Júlio Prestes vence no voto, mas Getúlio sai de Porto Alegre e toma o Palácio do Catete à força.

 

5 – Universidade do Crime
Um retrato da falência do sistema prisional e o mapa do crime organizado, que domina os presídios, organiza o tráfico e mata mais de 60 mil pessoas por ano.

 

Série: Guerras do Brasil.doc | 5 Episódios de 26 Minutos
Gênero: Documentário
Diretor: Luiz Bolognesi
Duração: 26 min (cada episódio)

Ano: 2018     País: Brasil

 

Veja mais…

Confira outras edições do Cinebate/Que CPII Queremos?

 

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress