Equipes de Geografia e História do HU2 realizam Jornada Pedagógica para Ensino Fundamental

Publicado em

Capa_05

No dia 3 de agosto os alunos do Ensino Fundamental do Humaitá II participaram de uma Jornada Pedagógica organizada pelas equipes de Geografia e de História do campus. Como foi um sábado letivo, os professores planejaram uma série de atividades diferentes para tornar o dia prazeroso.

Para o 6º e o 7º ano foi organizada uma sala de jogos, onde os estudantes tiveram contato com diferentes materiais, produzidos pelos próprios alunos em 2019 e em anos anteriores. O desenvolvimento desses jogos faz parte da produção do Núcleo de Pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia (Nuppeg), segundo informou a coordenadora da Equipe de Geografia do campus, Carolina Vilela.

 professora Stella Ferreira durante atividade com alunos do 6º ano
professora Stella Ferreira durante atividade com alunos do 6º ano

“Os jogos envolvem o conhecimento dos conteúdos, e sua elaboração é parte dos trabalhos da disciplina em diferentes momentos do ano”, explicou Carolina. As turmas do 6º ano de 2019 desenvolveram o jogo “batalha mineral”, no qual trabalham os conteúdos cartográficos, além de localizarem as principais reservas minerais do Brasil. Os alunos também jogaram o “Perfil Geográfico do Brasil” e o “Conhecer para Conquistar”, trabalhos de anos anteriores. “O envolvimento dos estudantes com esse jogos foi muito bom”, ressaltou a docente.

Em um segundo momento, foi proposto um Cinedebate a partir do filme “As Guerra de Palmares”, de  Luiz Bolognesi, que trata da resistência negra no Brasil. Essa atividade contou com a participação do  professor de Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro  (UFRRJ) Sandro Lopes, que também é diretor de filmes de animação infantil e criador dos personagens Nana e Nilo.

Além de conversarem sobre técnicas de animação, o tema do protagonismo negro no audiovisual foi abordado por Sandro e pelos professores das duas equipes. O evento contou também com a participação de alunos do Coletivo de Negrxs, do Campus Humaitá II.

Coletivo Negrex, formado por alunas do Humaitá II, participou do Cinedebate "As Guerras de Palmares"
Coletivo Negrxs, formado por alunas do Humaitá II, participou do Cinedebate “As Guerras de Palmares”

China

Para o 8º e o 9º ano também foram oferecidas atividades diversificadas. A primeira delas foi  uma  palestra sobre a China, com a bacharel em relações internacionais Angelica He. A palestrante  trocou algumas de suas experiências com os estudantes,  a partir de relatos e imagens, e os alunos puderam compreender melhor os desafios da China no mundo atual.

Outra atividade do dia foi um Cinedebate sobre “Tempos Modernos”, exibido para as turmas do 8º ano.  O professor Bruno Scheuenstuhl  utilizou o clássico filme de Charles Chaplin para discutir os efeitos da segunda Revolução Industrial.  Em seguida, foi aberto um espaço de debate, no qual foi possível relacionar o filme com os conteúdos trabalhados em Geografia.

Também foi realizada uma palestra sobre “Urbanismo Tático e Mobilidade Ativa, Bicicletas Compartilhadas e Bicicletas de Bambu”, com os  professores Adriana Sansão e Rodrigo Rinaldi de Mattos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os docentes conversaram com os alunos acerca da importância da reflexão sobre a cidade, do uso do espaço público e da mobilidade urbana.

Professores da FAU falaram sobre 'Urbanismo Tático e Mobilidade Ativa, Bicicletas Compartilhadas e Bicicletas de Bambu'
Professores da FAU falaram sobre ‘Urbanismo Tático e Mobilidade Ativa, Bicicletas Compartilhadas e Bicicletas de Bambu’

Em um primeiro momento, os professores convidados explicaram o que é o urbanismo tático e apresentaram o estudo “Cadê a calçada General?”,  sobre o  processo de intervenção na rua General Góes Monteiro, em Botafogo, iniciativa do laboratório de intervenções temporárias LabiT, da FAU.

Em seguida, alunos da graduação do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ) –  alguns deles ex-alunos do Colégio Pedro II – apresentaram a pesquisa do projeto de extensão do qual fazem parte: Moboobike, grupo de pesquisa e extensão sobre bicicleta, bambu, compartilhar, mobilidade e a manufatura na industria. Eles falaram sobre a relevância do uso das bicicletas para a mobilidade urbana e do uso compartilhado deste meio de locomoção. Também abordaram a importância das bicicletas confeccionadas a partir do bambu.

Confira mais fotos do evento!!

 

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress