Feira de Línguas do HU2 apresenta programação cultural diversificada

Publicado em

Cartela_1_Feira de Linguas

Uma programação diversificada marcou a realização da Primeira Feira de Línguas Estrangerias “Línguas e Culturas”, evento realizado no Campus Humaitá II no sábado, 31 de agosto, pelas equipes de Francês, Espanhol e Inglês. A feira envolveu também a equipe de Artes e contou com a participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio. Pais e responsáveis do 6º também compareceram ao campus para ver de perto as produções dos estudantes.

A programação incluía exposições dos trabalhos dos estudantes, produzidos durante as aulas das disciplinas de línguas estrangeiras oferecidas pelo Colégio Pedro II: Inglês, Francês e Espanhol; e de Artes Visuais, além de vídeos com temáticas variadas. Lançamento de revista e apresentações  musicais e de teatro também marcaram o evento.

Calebe de Brito (601) mostra seu trabalho de Inglês 'Keep Calm' aos pais Gisele e Fábio
Calebe de Brito (601) mostra seu trabalho  “Keep Calm” aos pais Gisele e Fábio
Professora de Inglês Ana Paula Loureiro (primeiro plano) exibe trabalho para pais de alunos do 6º ano
Professora de Inglês Ana Paula Loureiro (primeiro plano) exibe trabalho para pais de alunos do 6º ano
Confira a galeria de fotos

Exposições e vídeos

Entre as exposições de trabalhos de Inglês, destacaram-se: os “Scrapbook arquivo digital/padlet” e os cartazes “Keep calm”, realizados pelas turmas do 6º ano; “Music is fun”, vídeos sobre bandas, feitos pelo 7º ano; cartazes de comparação entre países (turma 802); e vídeos e cartazes sobre mudanças climáticas, produzidos pelas turmas 901,902 e 904.  A 1ª série exibiu videoclipes sobre o amor (1103), a 2ª série apresentou slides sobre diferentes culturas (1205) e a 3ª série videoclipes sobre o consumismo (1301).

Das turmas de Francês do 6º ano foram expostos os cartazes “Je vous presente”; do 8º ano (turmas 802 e 804) sobre personalidades negras; e do 9º ano os trabalhos “L’ argent et moi…”.  Ainda de Francês destacaram-se a exposição “L’ écran et moi…” e as produções escritas sobre os temas estereótipos e preconceitos (3ª série).

Luiza Freitas (601) e a mãe Célia diante do trabalho de Francês 'Je vous presente'
Luiza Freitas (601) e a mãe Célia diante do trabalho de Francês ‘Je vous presente’

Já as turmas de Espanhol apresentaram os trabalhos “ Cómo me veo em el espejo” e “Los cuentos hadas (6º ano)”;  e “Esteriótipos del mundo hipánico”, cartazes da campanha “Acoso no” e de cartões postais (7º ano).  As turmas do 8º ano expuseram uma coletânea de trabalhos de espanhol realizados desde 2017 no campus e a 2ª série exibiu vídeos com temas propostos pelos alunos e infográficos sobre a cultura hispânica.

Teatro e Música

As peças de teatro ficaram por conta dos alunos da turma 602, que apresentaram os esquetes “The disappearence off cellphones”, “Alice in wonderland”, “The famous tourist” e “Kushisake Onna”;  e das turmas 2104 e 3102 (1ª série) , que encenaram adaptações dos filmes “Titanic”, “Frozen” e “Tangled”.  A turma 3301 (3ª série) também apresentou esquetes em Inglês.

Alunos das turmas 602, 2104,  3102 (1ª série)  e 3301 (3ª série) apresentaram esquetes em Inglês.
Alunos das turmas 602, 2104, 3102 (1ª série) e 3301 (3ª série) apresentaram esquetes em Inglês.

 

Coletivo 3102 apresenta coreografia de músicas em espanhol
Coletivo 3102 apresenta coreografia de músicas em espanhol

A programação musical da feira foi aberta pelo “Black Trio”, formado pelas integrantes da Sinfônica Nacional Tais Soares (violino), do Theatro Municipal Ana Luiza Lopes (Viola) e do projeto Ação Social pela Música Flavia Chagas (violoncelo). Em seguida, o aluno André Spilzman apresentou clássicos do heavy metal, e o Coletivo 3102 (primeira série) cantou e coreografou músicas em Espanhol.

Revista

Um dos momentos mais esperados da feira foi o lançamento da Revista “Un, deux, zero, un”, da turma 1201 (2ª série), da professora Lucienne Leão. Segundo a docente, o projeto nasceu em 2018, com a atual turma 1303, mas somente neste ano pôde ser concretizado. Lucienne agradeceu às duas turmas por terem apostado no trabalho, que traz em seu primeiro número uma diversidade de temas, entre eles um artigo sobre os hábitos de leitura no ambiente escolar, romances água com açúcar, textos clássicos das leituras francesa e inglesa, biografias, entre outros.

Plateia formada por alunos, servidores e pais e responsáveis assistem às apresentações musicais
Plateia formada por alunos, servidores e pais e responsáveis assistem às apresentações musicais

 

Alunas conferem revista Un, deux, zero, un, da turma 1201 (2ª série)
Alunas conferem revista ‘Un, deux, zero, un’, da turma 1201 (2ª série)

Quem compareceu ao campus para participar da feira, também pôde conferir as exposições artísticas espalhadas pelo térreo, a partir dos trabalhos produzidos  nas disciplinas de Artes Visuais: “Abstrações inspiradas em Kandinsky, Gary Hume, Tomie Ohtake e Franz Marc” (turmas 601, 602, 605 e 606); “A arte africana inserida nas capulanas” (turmas 603 e 604);  “Debret e a Contemporaneidade/Entre continentes e identidades” e “Azulejo maremoto” ( 8º ano); e “O universo da cor do papel oleoso – exposição sobre o impressionismo” (turma 902, 904 e 905).

Uma das exposições da feira foi "Debret e a contemporaneidade"
Uma das exposições da feira foi “Debret e a contemporaneidade”

O que eles acharam!!!

“Eu achei tudo legal. Gostei mais das músicas. As apresentações de teatro eu não consegui ouvir direito. Acho que os alunos estavam tímidos. No ano que vem espero que tenha de novo. ”  David Hasteneiter, 6º ano.

“A feira de línguas estrangeiras é a oportunidade de mostrar os vários trabalhos realizados pelas equipes de línguas, além de aproximar as famílias da vida escolar!” Felipe Dezerto, coordenador da Equipe de Frances do HU2.

” A feira foi um sucesso! Deu visibilidade para o trabalho tão bom que as três línguas estrangeiras fazem na escola. Isso também levantou a auto estima dos nossos alunos. Afinal de contas, eles são parte fundamental de tudo isso. Obrigada e parabéns a todos nós.” Professora de Inglês Ana Paula Loureiro.

“A 1° Feira de Línguas Estrangeiras estava linda! Escola viva com música, teatro, exposições de trabalhos, bonito demais, coloriu o meu sábado de plantão!” Ricardo Miranda, chefe do Soep.

“Achei muito bacana a feira, foi uma forma de conhecer a metodologia do professor, como ele trabalha em sala de aula. Também achei uma oportunidade de conhecermos melhor o espaço escolar junto com nossos filhos. Acho que momentos assim são importantes para o aluno e para a família, mas também para a escola. Gostaria de participar de mais atividades como esta.” Fabiana Schimdt, mãe da aluna Luisa (6º ano).

 

David, primeiro da direita, espera que tenha outra feira no ano que vem
David, primeiro da direita, espera que tenha outra feira no ano que vem

 

Ricardo, do Soep:   "A feira coloriu meu sábado de plantão!"
Ricardo, do Soep: “A feira coloriu meu sábado de plantão!”

 

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress