Sistema político brasileiro em debate no Humaitá II

Publicado em

fot02

A Biblioteca do Campus Humaitá II sediou no dia 26 de setembro uma mesa-redonda sobre o “Sistema político brasileiro: diálogos e reflexões”. O evento foi organizado pelos estudantes da 2ª série Natália Dias e Rodrigo Aguiar e teve como proposta desmistificar o sistema político-eleitoral do Brasil.

Participaram da mesa de debate a advogada especialista em Ciências Criminais Damiane Nachtigal; o professor de Sociologia do Humaitá II Afrânio Oliveira; e a doutora em Economia Política Internacional pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Havana Marinho.

Bla bla bla
Da direita para a esquerda: os alunos Natalia e Rodrigo, a advogada Damiane Nachtigal, a doutora e em Economia Política Internacional pela UFRJ Havana Marinho e o professor do CPII Afrânio Oliveira

Segundo Rodrigo, o evento  contou com a presença de alunos dos três turnos, além de servidores  do campus, técnicos e professores, da Direção e do Soep. “Foi lindo ver a Biblioteca, um espaço sem tanta visibilidade dentro da escola, lotada de pessoas querendo saber mais sobre a política de nosso país. Os convidados da mesa, sem dúvidas, foram muito didáticos. Foi uma aula e ao mesmo tempo um debate sobre nossa política”, ressaltou.

Nossa mesa foi contemplada com a presença de um cientista social professor da nossa unidade, e duas advogadas da OAB. A mesa foi aberta para todas as turmas e professores e foi realizada com intuito de cessar a curiosidade dos alunos em relação ao sistema politico eleitoral brasileiro. No fim tivemos um espaço para perguntas e debate que foi enriquecedor”, observou Natalia.

O que disseram os alunos:

“A mesa foi muito importante e interessante para os alunos terem conhecimentos introdutórios ao sistema político brasileiro e entenderem melhor sobre o momento atual. Faz muita diferença esses temas serem falados no ambiente escolar, para que possamos saber mais sobre nossos direitos e praticar, corretamente, nossos papéis de cidadãos”, ressaltou a aluna Ana Carolina Guimarães, da 3ª série.

Para a estudante Nadine Galdeano, da 2ª série, a mesa foi muito importante, por ter abordado um tema que é fundamental para a formação dos estudantes. “Dados foram levados, fatos foram comentados de forma bem explicativa, como por exemplo como funciona nossa Sistema Eleitoral, que muitos ali presentes não conheciam bem. Eu era uma dessas pessoas confesso”, ressaltou.

“E foi muito esclarecedor escutar os palestrantes que falaram não só de forma didática, mas também dando espaço para tirarmos nossas dúvidas e conclusões. A parte dos dados foi a mais emocionante e acredito que vai ser a que mais vou levar comigo, mas com a certeza que muitas pessoas se importam e também se emocionaram quando foram falados”, completou a estudante.

O público-alvo do debate foram os alunos do Ensino Médio
O público-alvo do debate foram os alunos do Ensino Médio

Para Ernestro Amaral,  da 3ª série, foi ótimo ter especialistas para explicar como a politica funciona no Brasil e como ela pode melhorar. “Os convidados foram formidáveis ao ilustrar a palestra com exemplos do cotidiano, mas o melhor de tudo foi aprender que todos nós podemos participar politicamento dentro dos diversos níveis sociais. Essa palestra me fez pensar em mim mesmo como parte de um todo, ‘Ubuntu’ (eu sou a sociedade e a sociedade somos nós)”, enfatizou.

A mesa-redonda contou com o apoio da professora de Português e Literatura Nathália Cardoso e os servidores da Biblioteca Maria da Conceição Dias (chefe do setor) e Jorge Macena (auxiliar de Biblioteca).

Saiba mais sobre os participantes da mesa-redonda

Damiane Nachtigal é advogada, especialista em Ciências Criminais, pós-graduanda em Direito Penal Econômico. Membra da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Jurídica da OAB/RJ e do Movimento Mulher Advogada e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Juristas pela democracia (ABJD).

Afrânio Oliveira é graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Ciência Política Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Ciências Sociais (ênfase em políticas públicas) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-doutorado em História Econômica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professor adjunto da UERJ e consultor do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

Havana Marinho é membra da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da Seccional da OAB/RJ e delegada da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Niterói. Doutora em Economia Política Internacional pelo Instituto de Economia/UFRJ. Advogada formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha). Mestre em Economia Política Internacional pela UFRJ. Especialista, título obtido cursando o MBE de Analista Internacional no CCJE/UFRJ. Possui título de Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, também pela Facha. Atualmente cursa graduação em Ciência Política na Unirio.

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress