Professores do HU2 realizam ‘Sábado Letivo da Matemática’

Publicado em

Cartela MAT

No dia 5 de outubro foi realizado no Campus Humaitá II o “Sábado Letivo da Matemática”, destinado às turmas do Ensino Fundamental. A programação incluiu exposições de trabalhos, palestras, jogos, entre atividades.

As turmas do 6° ano da manhã apresentaram o Jogo Matix 6X6, adaptado para uso com Potenciação de Números Naturais e um Dominó de Frações com 16 peças. O primeiro é resultado da integração com a equipe de docentes do 5º ano do Campus Humaitá I e da necessidade de trabalhar, com outra abordagem, as propriedades da potenciação, como explicou o professor Alexandre Teixeira. “Já o segundo, pretendeu colocar os alunos e as alunas do 6º ano para refletirem sobre o funcionamento de cada parte desse jogo clássico e consolidar os conceitos iniciais de frações”, argumentou.

As turmas da 2a série do turno da manhã, das professoras Rachel Bergman e Christine Sertã, expuseram trabalhos realizados em grupos. Eles desenvolveram uma embalagem para o poliedro não convexo, construído no primeiro trimestre. “A embalagem deveria ser obrigatoriamente um poliedro convexo de base triangular ou quadrangular ou pentagonal ou hexagonal e poderia ser em qualquer material que o grupo julgasse interessante, explicou a professora de Matemática Rachel Bergman.

Arte Africana nos Sólidos Geométricos - 2ª série da Manhã
Arte Africana nos Sólidos Geométricos – 2ª série da manhã

Segundo a professora, era necessário também ter um mecanismo de abertura para que fosse possível inserir o poliedro dentro dela. “Além disso, a embalagem teria que ser decorada com arte relacionada com a cultura africana a ser pesquisada pelo grupo (sua geometria, suas cores, etc.) ” explicou.

A programação incluiu ainda as seguintes atividades ao longo do dia:

  • Os alunos do 6º ano do turno da tarde, do professor Felipe Souza, expuseram o “Jogo Contig 60”;
  • “Símbolos Adinkra: significados e geometria” foram apresentados pelas turmas do 7º ano, dos professores Leonardo de Souza e Marcela Amorim. Os alunos puderam conhecer um pouco mais da cultura africana, com os símbolos adinkra e seus significados. Através desses símbolos observaram diversos tipos de simetria;
  • A proposta apresentada pelas turmas do 8º ano da tarde, dos professores Alexandre Teixeira e Fellipe Coelho foi: “Um olhar matemático para o espaço escolar”;
  • As turmas do 9° ano, da professora Christina Cardoso, demonstraram o “Teorema de Pitágoras de forma geométrica”.
Alunos participam da atividade - “Símbolos Adinkra: significados e geometria”
Alunos participam da atividade – “Símbolos Adinkra: significados e geometria”
Confira as fotos das atividades!!

1 SAB MAT

Também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos por alguns programas de iniciação científica:

  • “O círculo da tabuada”, com a Professora Nathalia Trocado e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica);
  • “Sou mulher na matemática. Decifra-me”, com as Meninas Olímpicas do IMPA coordenado pela professora Priscila Belota;
  • ”Sala Sensorial”, com o professor Fellipe Coelho e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

Palestra

Alunos e responsáveis se uniram para pensar um pouco mais sobre porcentagem com a professora Marcela Amorim na palestra “Porcentagem: da fração à probabilidade” e puderam conhecer ainda, a chance de ganhar na Mega-Sena.

Alunos e responsáveis presentes na palestra - “Porcentagem: da fração à probabilidade”
Alunos e responsáveis presentes na palestra – “Porcentagem: da fração à probabilidade”

Sala Sensorial

A sala sensorial, coordenada pelo professor Fellipe Coelho, teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma experiência de resolução de simples tarefas de contagem, montagem e encaixe sem o uso da visão. Em paralelo, oferecer uma experiência pedagógica para os bolsistas do Pibid, baseada no contato com os estudantes em limitada condição.

“Para o desenvolvimento dessa atividade, utilizamos a Sala Branca e contamos com a participação de cinco bolsistas do Pibid, responsável pelo anúncio da atividade”, explicou Fellipe. Depois foram selecionados cinco desafios para essa sala, cada um presente em uma mesa: a contagem de canudos de uma estrutura com formato de pirâmide, construída com canudos; montagem de uma pirâmide triangular com peças imantadas;  encaixe das peças do tangran em um molde; montagem de uma pirâmide triangular dadas quatro pirâmides triangulares e um octaedro;  e a montagem de um cubo com as peças de um cubo-soma.

Do lado de fora da sala, um voluntário ficou responsável por colocar uma venda nos olhos dos participantes (organizados em fila) e pela instrução do que eles deveriam realizar lá dentro. A instrução dada foi “Lá dentro há cinco mesas. Em cada mesa, uma atividade e uma pessoa para explicar a atividade. Seu objetivo é encontrar a mesa vazia e realizar a atividade ali presente.”

“Sala Sensorial” – confira o vídeo:

https://youtu.be/G14iWELQnss

Medalhistas

No período da tarde, foram entregues as medalhas da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF) de 2019 e os certificados de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019. Em seguida, os alunos medalhistas da  Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) 2018 e 2019 relataram suas experiências na competição.

Participaram da cerimônia a diretora pedagógica do Campus Humaitá II, Claudia Monteiro, a coordenadora-geral do Departamento Pedagógico de Matemática, Maria Helena Baccar, a coordenadora pedagógica de Matemática do Humaitá II, Rachel Bergman e professores da equipe de Matemática do campus.

Alunos e professores durante a cerimônia dos medalhistas
Alunos e professores durante a cerimônia dos medalhistas
Confira as fotos da cerimônia!!

Veja mais…

Equipe da 3ª série do HU2 é ouro na etapa nacional da OIMSF

Alunos do HU2 premiados na AIMO 2019

Alunos do CPII foram premiados na AIMO

 

 

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Categorizado em Eventos, Matemática, No Campus, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress