Humaitá II reúne especialistas para debater inclusão no universo escolar

Publicado em

WhatsApp Image 2019-10-09 at 13.26.27 (2)

Nos dias 7 e 9 de outubro o Campus Humaitá II recebeu especialistas para debater a inclusão no universo escolar, durante a realização do  “Conversando sobre inclusão: educação especial em foco“, organizado pelo GT de Eventos e Convidados Externos, parte do projeto “Que CPII Queremos?”, que acontece no campus desde o início de 2018.

Nos dois dias do evento, as especialistas convidadas debateram com professores e técnicos em educação questões pedagógicas, psicológicas e médicas relacionadas aos estudantes com necessidades específicas. O evento foi uma demanda dos servidores do Humaitá II e foi aberto aos colegas do demais campi do Colégio Pedro II.

Cláudia Monteiro (esquerda) e a palestrante convidada Izalni Valeria dos Santos
Cláudia Monteiro (esquerda) e a palestrante convidada Izalni Valeria dos Santos

No primeiro dia aconteceu a palestra “Educação Inclusiva e Desenho Universal”, com a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação de Mesquita, Ilzani Valeira dos Santos, que é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo também especialista em Relações Étnico-raciais (Cefet-RJ), Educação Especial (Unirio) e Psicopedagogia (Ucam).

No dia 9, foi realizada a roda de conversa “Orientar sem rotular: discutindo o papel dos laudos e diagnósticos na Educação Básica” com a psicóloga pediátrica do Hospital Norte D’Or e professora nos cursos de pós-graduação do CPAF-RJ, Kelly Zangrando; a professora do curso de Pedagogia da Faculdade Souza Marques e ex-docente do CPII Márcia Marin Vianna; e  a psicanalista e psicóloga do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Renata Geoffroy.

especialistas convidadas para a roda de conversa sobre inclusão
Kelly Zangrando, Renata  Geoffroy e Márcia Marin, especialistas convidadas para a roda de conversa sobre inclusão

Troca

“Muitas vezes, sentimos dúvidas em como lidar com determinadas situações presentes no universo da educação inclusiva, principalmente no sentido de orientar e auxiliar os nossos alunos com necessidades específicas para que se desenvolvam social e intelectualmente”, ressaltou a diretora pedagógica do Humaitá II e coordenadora do GT de Convidados Externos, Claudia Monteiro.

Segundo a diretora, tanto a palestra como a roda de conversa trouxeram à luz importantes conteúdos, práticas e informações que possibilitaram a troca de experiências e saberes fundamentais para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no âmbito da educação inclusiva.

Servidores do HU2 que participaram da palestra e roda de conversa
Servidores do HU2 que participaram da palestra e roda de conversa

 

Veja mais…

Inclusão de aluno com surdez é desafio e aprendizado no HU2

Cultura surda é tema de palestra realizada no Humaitá II

 

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress