Humaitá II reúne especialistas para debater inclusão no universo escolar

Nos dias 7 e 9 de outubro o Campus Humaitá II recebeu especialistas para debater a inclusão no universo escolar, durante a realização do “Conversando sobre inclusão: educação especial em foco“, organizado pelo GT de Eventos e Convidados Externos, parte do projeto “Que CPII Queremos?”, que acontece no campus desde o início de 2018.
Nos dois dias do evento, as especialistas convidadas debateram com professores e técnicos em educação questões pedagógicas, psicológicas e médicas relacionadas aos estudantes com necessidades específicas. O evento foi uma demanda dos servidores do Humaitá II e foi aberto aos colegas do demais campi do Colégio Pedro II.

No primeiro dia aconteceu a palestra “Educação Inclusiva e Desenho Universal”, com a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação de Mesquita, Ilzani Valeira dos Santos, que é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo também especialista em Relações Étnico-raciais (Cefet-RJ), Educação Especial (Unirio) e Psicopedagogia (Ucam).
No dia 9, foi realizada a roda de conversa “Orientar sem rotular: discutindo o papel dos laudos e diagnósticos na Educação Básica” com a psicóloga pediátrica do Hospital Norte D’Or e professora nos cursos de pós-graduação do CPAF-RJ, Kelly Zangrando; a professora do curso de Pedagogia da Faculdade Souza Marques e ex-docente do CPII Márcia Marin Vianna; e a psicanalista e psicóloga do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Renata Geoffroy.

Troca
“Muitas vezes, sentimos dúvidas em como lidar com determinadas situações presentes no universo da educação inclusiva, principalmente no sentido de orientar e auxiliar os nossos alunos com necessidades específicas para que se desenvolvam social e intelectualmente”, ressaltou a diretora pedagógica do Humaitá II e coordenadora do GT de Convidados Externos, Claudia Monteiro.
Segundo a diretora, tanto a palestra como a roda de conversa trouxeram à luz importantes conteúdos, práticas e informações que possibilitaram a troca de experiências e saberes fundamentais para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no âmbito da educação inclusiva.

Veja mais…
Inclusão de aluno com surdez é desafio e aprendizado no HU2
Cultura surda é tema de palestra realizada no Humaitá II