HU2 recebe representantes de agência pública francesa de promoção de ensino superior

Publicado em

Campus France 2 -editada

O Humaitá II recebeu nesta terça-feira, 22 de outubro, dois representantes da Campus France, agência governamental responsável pela promoção do ensino superior na França. Eles falaram para uma plateia formada por alunos do Ensino Médio, em sua maioria, interessados em estudar fora do país.

João Mariano Collet e Carolina Marques  abordaram as possibilidades de estudos na França, que inclui intercâmbio, graduação, pós-graduação e cursos de pequena duração (idiomas, moda, artes).  Os alunos também ficaram sabendo sobre o custo de se estudar na França, os benefícios que o governo local oferece aos estudantes de outros países matriculados nas universidades francesas e as possibilidades de trabalho para estrangeiros no país.

Coordenadora do Departamento de Francês Marcia Gamaury
Coordenadora do Departamento de Francês Marcia Gamaury

Delf

Para se candidatar a uma vaga em uma universidade francesa o aluno deve apresentar excelência nos estudos e o domínio da língua, que precisa ser comprovado pelo Delf, o exame de proficiência do idioma francês.  O Colégio Pedro II é uma das instituições de ensino que oferece a língua na grade curricular da segunda etapa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Além disso, desenvolve desde 2016 o projeto Delf  Scolaire, que prepara alunos para a realização do exame.

A coordenadora do Departamento de Francês do Colégio Pedro II, Márcia Gamaury, estava presente durante a palestra e destacou as oportunidades que existem para os alunos que estudam francês. Ela também ressaltou a importância do evento, lembrando que encontros dessa natureza servem para se desmistificar a crença de que estudar fora do país é complicado.

Professores de Francês do HU2: Lucienne Leão e Guilherme Sampaio, ao lado de
Professores de Francês do HU2: Lucienne Leão e Guilherme Sampaio, ao lado de

O coordenador da equipe de Francês do Humaitá II, Felipe Dezerto, também reforçou a importância do estudo da língua francesa no CPII. “Tivemos alunos aqui do campus que já estudaram na França e outros que estão lá hoje”, ressaltou.

Além do Humaitá II, os campi Realengo II e São Cristóvão III também receberam os representantes da Campus France.

Alunos do HU2  queriam saber como conseguir uma vaga em uma universidade da França
Alunos do HU2 queriam saber como conseguir uma vaga em uma universidade da França

Presente em mais de 110 países, a Campus France é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França e está presente em quatro estados e em Brasília. No Rio, o  atendimento do Campus France é realizado com horário marcado. Para agendar, é necessário enviar um e-mail para riodejaneiro@campusfrancebrasil.com.br.

Endereço Campus France – Rio de Janeiro

Av. Antonio Carlos, 58 / 11° andar – Centro

Logo_Rodapé_Comunicação Social Humaitá II

Categorizado em 2019, Eventos, Francês, No Campus, Notícias

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress